[ editar artigo]

A MEDITAÇÃO COMO RECURSO DE PREPARO DO CAMPO

A MEDITAÇÃO COMO RECURSO DE PREPARO DO CAMPO

No escopo do módulo 9 que trata sobre constelações sistêmicas aplicadas no atendimento online individual e em grupo, foram abordados assuntos como: leis sistêmicas, dinâmicas sistêmicas, sintomas e doenças, gramática das constelações, entropia, campo e temas gerais da vida como autocuidados, com o corpo (único lugar que temos para viver), com a alimentação, com a respiração, e com a mente.

Diversos temas foram constelados visto que as aulas eram finalizadas com uma aplicação prática de constelações.

As aulas foram iniciadas com a temática da importância de se preparar o campo para uma constelação independentemente da forma em que será realizada.

Este preparo consiste em um trabalho de postura interna do constelador que convida o grupo para esta mesma sinergia. Quando se utiliza a meditação como recurso para preparo do campo, a proposta ao grupo é a observância dos princípios sistêmicos dentro desta meditação.

A mestra salientou que uma meditação praticada pela escola real começa incluindo nossos antepassados e que isto é uma forma de resgatar a energia de manada.

Para exemplificar foi citado casos de pessoas que de alguma forma, por alguma experiência traumática de sofrimento começam a se sentirem sozinhas e desligadas da família que a vida colocou para fazerem parte. Nestes casos o propósito da meditação é lembrar que não estamos sozinhos e que pertencemos, visto que eu (uma pessoa) mais meus pais (igual a 3 pessoas) mais meus avós (igual a 7 pessoas) até a origem.

À medida que vamos praticando esta meditação não só como algo que ouvimos, mas que sentimos vamos perceber muitos milagres. A repetição das meditações vão aumentando o sentimento de entrega, de confiança, de serenidade, e que pode ser maravilhoso ter este sentimento todos os dias, entendo aqui um convite para esta prática diária. Convém anotarmos como estávamos nos sentindo antes e como nos sentimos depois da meditação.

Enfim, o campo deve ser preparado de acordo com os recursos que temos, conforme nosso mapa de mundo. O certo é que quanto mais simples for o ambiente, mais aproximará as pessoas. Quanto mais as pessoas sentem a humanidade do constelador, mais elas se entregarão ao processo terapêutico.

As diversas constelações realizadas neste módulo trouxeram para mim muitos benefícios de cura e aprendizado, a começar pela meditação praticada pela escola real, que inclui os antepassados.

Este grande encontro com meus queridos antepassados tem sido sempre uma festa. Sinto a mesma alegria da criança de cinco anos, nos almoços de domingo. Percebo que eles também esperam por este encontro.

Milagres tem acontecido, este tipo de meditação tem promovido uma melhoria e estreitamento no relacionamento com os meus que aqui estão. O resgate deste convívio, deste pertencimento, deste acolhimento traz um aterramento (ground), um senso de saber quem sou.

Este senso de saber quem sou vai para além da minha família biológica, expande-se no tempo e no espaço, saber quem sou na família bendita de meu pai, minha eterna gratidão.

“[...]

Gracias a la vida que me ha dado tanto

Me ha dado la risa y me ha dado el llanto

Así yo distingo dicha de quebranto

Los dos materiales que forman mi canto

Y el canto de ustedes que es el mismo canto

Y el canto de todos que es mi próprio canto”

      ( Gracias a la Vida – Violeta Parra)

 

Graças à vida que meu deu tanto

Me deu o riso e me deu o pranto

Assim eu distingo fortuna de quebranto

Os dois materiais que formam meu canto

E o canto de vocês que é o meu mesmo canto

E o canto de todos que é meu próprio canto.

 

Gracias a la vida.

Grata à vida!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você