[ editar artigo]

A TEORIA DOS CAMPOS MORFOGENÉTICOS

A TEORIA DOS CAMPOS MORFOGENÉTICOS

Formação Constelação na Água

Módulo 1 - Fundamentação Teórica - 06 - A Teoria dos Campos Mórficos

É comum que, em um primeiro contato, novos clientes da constelação familiar na agua se impressionem com alguns conceitos, como por exemplo “campos mórficos” e também com o processo que se desenvolve em um atendimento.

Isso acontece porque o cliente traz seu tema e o terapeuta constelador coloca a questão do cliente no campo e passa a olhar o “desenredar” da dinâmica que traz dificuldades a ele.

O cliente, por sua vez, se vê conectado com a verdade de sua história que agora se passa na sua frente, onde os bonecos dentro da tigela com agua  começa a se mover se posicionando próximos ou se afastando sem nenhum contato apenas com seu próprio movimentos trazendo sua história de vida, assumidos papéis e trazem informações do campo sistêmico familiar dele.

Dessa forma é possível, através da constelação familiar na agua , acessar aquilo que causa a dificuldade do cliente , permitindo que essas novas informações atuem no campo do cliente  e o conduzam a um novo movimento.

A constelação familiar  na agua também permite ao campo se desemaranhar e experimentar uma nova expressão dos vínculos e afetos contidos no sistema. Esta nova informação passa a ser parte do campo e ela influencia a todos que pertencem a ele. Esta é uma das razões da terapia na constelação com agua ser tão tocante para o cliente e gerar tantos resultados.

Mas o que são os campos? E como é possível que eles tenham estas influências nas pessoas ou possam carregar essas informações?

Segundo o biólogo Rupert Sheldrake, quanto mais frequente um fenômeno, mais provável ele é. Ele chama esse processo de ressonância mórfica: as formas e os comportamentos de organismos no passado influenciam organismos no presente. Ele reinterpreta as regularidades da natureza, afirmando que elas são mais parecidas com hábitos do que com leis imutáveis,que existem campos de informações não materiais que são transmitidos por ressonância.

Por sua vez, essa ressonância acontece dentro de sistemas que compartilham características semelhantes em sua formação. Quanto maior a similaridade de características, maior a ressonância e, por fim, maior a influência desse campo imaterial de informação.

Da mesma forma, a teoria dos campos morfogenéticos diz que, da mesma maneira que dentro de um sistema com informações similares os indivíduos deste sistema são influenciados, seus comportamentos, descobertas e aprendizados também passam a influenciar este campo.

Nesse sentido, essas informações passam a fazer parte do campo que influencia a todos que pertencem a determinado grupo de características semelhantes.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você