[ editar artigo]

A VERDADE SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO

A VERDADE SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO

DADOS DA LEITORA

Nome completo: JANAINA MARIA OLIVEIRA ALMEIDA

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas

Data: 13/04/2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: A verdade sobre o sofrimento humano

Autora: Olinda Guedes

Edição: 1.ª edição          Local de Publicação: Curitiba

Editora: Appris              Ano: 2019

 

.Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

Em tudo, em todo o sofrimento, vá para a mãe. Volte ao início, vá para o amor, vá para a paz, recolha-se, silencie. A jornada de cura para todos os males passa pelo amor da mãe. Sem ela, nada feito. Porque mesmo em direção ao pai, é a mãe quem libera o caminho do amor para que o filho chegue ao pai.

 

.A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. Todos desejamos a mãe. É nossa maior fome. Depois de saciada a fome de viver, de ter um corpo físico, procuramos o afeto, o amor incondicional da mãe;
  2. O sofrimento humano é a busca do amor. Ele é um anjo que nos acompanha sinalizando a direção que precisa ser ajustada, tomada, modificada, alcançada. Quando adoecemos, existe algo que precisa de atenção. Uma mensagem que precisa ser ouvida, tarefas que precisam ser realizadas. Quem adoece trabalha para todo o sistema. Por isso merece respeito e cuidado. Seu sofrimento é resultado para todos os envolvidos. Nada fica escondido, esquecido. O amor não se cansa;
  3. Insatisfação e infelicidade são alertas que nunca devem ser ignorados. A ignorância desses sinais é que faz a doença chegar. Pela ignorância, a doença surge e permanece até que, pelo conhecimento, aconteça a cura;
  4. A sabedoria é a unidade das energias feminina e masculina. Só é sábio aquele que tomou o seu pai e sua mãe;
  5. As doenças pediátricas são apenas a expressão do sofrimento dos adultos do entorno da criança. O que os adultos escondem no coração, as crianças revelam. Se os pais se acalmarem, se curarem, os filhos também se curam;
  6. Quando o professor tem o conhecimento da Pedagogia Sistêmica, o estudante pode encontrar conteúdos curriculares e também apoio emocional para as demandas que leva consigo para a escola. Esse professor é capaz de trabalhar com o conteúdo do coração e propiciar o completar de tantos anseios e sofrimentos que já existem nos corações dos estudantes;
  7. Bons professores são excelentes investimentos na saúde dos filhos, pois depois do lar, a escola é o espaço mais importante para o desenvolvimento dos indivíduos. É, portanto, um local que tem potencial imenso de adoecimento ou de cura;
  8. O entendimento sistêmico nos coloca de forma serena perante a vida e a morte, mais disponíveis para viver de forma plena, cônscios do nosso momento presente e compreendendo que quando deixamos o corpo físico, permanecemos como memória no coração das pessoas que amamos ou continuamos existindo por meio da descendência, pelo DNA;
  9. Nunca saia de casa sem os seus pais. O medo não é um bom companheiro para passear por aí. Os pais são! Imagine sempre um anjo da guarda consigo. Uma asa é o pai, a outra é a mãe. Eles nos deram a vida;
  10. Deixar de ter uma conduta reativa a um sintoma e/ou situação repetitiva faz a saúde renascer. Então, ao ouvir a mensagem do sintoma, faz-se necessário decidir, com amor, o que deve permanecer, o que é preciso deixar ir, o que deve ser ajustado ou ampliado para que a cura aconteça.

.Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

A ressignificação da percepção dos sintomas e situações que se repetem no sistema, com o Capítulo “Como ajudar?”, página 128:

Os sintomas são presentes e nunca devemos nos considerar fracassados, humilhados, de má sorte por tê-los. Porque eles são, antes de tudo, oportunidades evolutivas.

E na página 63: 

Cuidar do corpo é uma forma de agradecer à mãe. Ter saúde é uma forma de declarar que está reconciliado com os pais, com a vida. Nada pior para os pais que a tristeza, o fracasso e a doença dos filhos. Cuidar da vida é uma forma de validar os pais. 

.O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Compreendi que quando um sintoma é ignorado pode transformar-se em uma doença, que poderá ir e vir, ou mesmo se tornar gravíssima. No entanto, quando é percebido, o organismo fica mais fortalecido, mais criativo e empoderado.

Assim, tenho buscado conhecimento para compreender diversos sintomas e situações do meu sistema e aprender a transformá-los em pérolas, em alavancas para alcançar a cura.

.Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

A cura pede atitude, mudança ou mesmo conversão. Assim, o principal compromisso de mudança é estudar, pesquisar e renunciar aos velhos hábitos e identidades limitantes. Decifrar os códigos dos sintomas e situações para conquistar a saúde e o equilíbrio do sistema ao qual pertenço.

.Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?

Olinda, obrigada por mais essa leitura. Parabéns pelo conteúdo e também pela escolha de Pietà para a capa e a contextualização de sua escolha, fazendo-nos refletir mais uma vez sobre o amor de mãe e o seu papel no nosso processo de cura.

.Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Mais uma vez vou sugerir para 4 pessoas, meus irmãos e irmãs, pois gostaria muito que eles compreendessem que agradecer a vida é a primeira moeda de cura dos sofrimentos humanos.

Que precisamos honrar o bem maior que recebemos, a condição de estarmos num corpo físico, liberando nossos pais de todos os julgamentos e expectativas que tivemos sobre eles um dia, e assim obtermos autorização absoluta da vida para seguirmos com prosperidade, alegria e saúde.

#fichamento

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Janaina Maria Oliveira Almeida
Janaina Maria Oliveira Almeida Seguir

Filha de Edu e Beatriz. Piraquarense. Professora. Gosto de ler e escrever. O curso tem resgatado em mim as duas habilidades. Espero que elas também sirvam como ferramenta de cura.

Ler conteúdo completo
Indicados para você