"Quem se importa serve e só serve quem se importa!"
Bert Hellinger dividi as ordens da ajuda em 5:
1º - Só podemos podemos oferecer para o outro aquilo que eu sei que é possível e que eu já recebi. A primeira mudança começa em mim. E a outra pessoa mudará por ressonância, à partir das minhas mudanças. Só podemos entregar aquilo que o outro realmente necessita.
2º - Tomar a realidade como ela realmente é. Sempre ter um olhar sistêmico de como tudo acontece, observar o que está acontecendo com um olhar para o todo.
3º - Tratar o outro sempre de igual para igual sempre com respeito. Todos somos protagonistas das nossas próprias vidas.
4º - Sempre considerar que o cliente é parte de um grande todo. É sempre importante considerar sua história familiar, seus antepassados, a queixa dentro do sistema. Ter muito respeito pelo cliente e seu sistema familiar, considerando os dois sempre.
"Se colocar ao lado de quem, contra quem se tem uma queixa." (Olinda Guedes)
5º - Só podemos ajudar alguém e todo seu sistema se estes tiverem um bom lugar em nosso coração. Sem julgamentos e sempre com muito respeito.
Dentro da gramática das constelações é importante ter um olhar atento ao todo, ao cliente e ao seu sistema. Muitas dinâmicas podem ser identificadas pelas atitudes, expressões ou falas do cliente. Por isso a importância do olhar além do aparente.
Pessoas com muitos traumas muitas vezes não consegue falar, pode pedir a essa pessoa que volte quando se sentir seguro.
Dentro da gramática o cliente tem alta quando estiver saudável, próspero, alegre e feliz.
Também tem as frases para soluções, frases de equilíbrio para o cliente que são:
- Frases de compensação;
- Frases de pertencimento;
- Frases de ordem.
É importante ler muitas poesias e metáforas para enriquecer esse conteúdo.
Cura é jornada, dizer ao cliente, dar tarefas a ele no final do atendimento, o cuidado após o atendimento é muito importante.
As constelações são estilo de vida, para intervenções na minha vida e de muitas pessoas.