[ editar artigo]

ALÉM DO APARENTE

ALÉM DO APARENTE

DADOS DA LEITORA

Nome completo: Fabiola M. Paro Nuti   

Curso: Turma 01

Data: 03/06/2021      

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: Além do Aparente, um livro sobre constelação familiar.

Autora: Olinda Guedes         Edição: 1ª        Ano:  2015

. Qual a mensagem global que a autora deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

A autora deste livro, Olinda Guedes deixou para mim uma mensagem de persistência , de amor, de cura, de aprendizado através das leis sistêmicas e das ordens da ajuda, de que fazemos parte de um todo, somos resultado de um sistema familiar e o que fazemos também influenciará nos nossos filhos, netos, bisnetos.

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- Gratidão: somente quem agradece pode tomar a grandeza da vida, ela abre as portas da abundância;

2- Pedir: quando peço ao outro algo que não posso obter por mim mesma, reconheço que necessito do outro. Só com a humildade se dá o pertencimento assim não há maiores ou menores, todos somos iguais, isto é estar no seu lugar;

3 – Concordar: Eu digo sim; concordar fortalece e poupa energia para ser dedicada ao que é essencial, concordar sustenta os estados de paz, só tem sucesso quem concorda, age e produz;

4 - Sinto muito: O irreparável, humanamente impossível, fica para Deus e o possível fica para o ser humano. Se alguém errou, onde eu colaborei ou deixei de colaborar para que isso ocorresse? O que eu fiz ou deixei de fazer para que isso ocorresse?

5 - Tomar com responsabilidade as consequências das nossas ações e que todo dano causado pode ser reparado se não por nós, por Deus;

6 – O amor de graça dos pais é essencial para crescer; este é um amor que gera créditos e só cresce quem tem créditos;

7 – Por meio da sexualidade, um homem e uma mulher declaram que eles são certos um para o outro e só assim a vida segue adiante. Quem tem prazer na sexualidade internamente diz sim para a vida e aí eles podem realizar o terceiro movimento que é ter algo em comum e essa aliança são os filhos;

8 – O que mais abençoa uma criança é quando internamente ela sabe que foi com prazer, nem que seja, a criança se fortalece quando ela percebe que aquela aliança foi desejada.

9 – Eu tomo você e tudo o que une a mim e a você, inclusive seus pais e sua família de origem, eu concordo com isso, eu te amo;

10 - Uma mudança ocorrida em um elemento, afeta todo o sistema e todos os outros.

 . Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Acho fundamentais as 5 ordens da ajuda. A primeira é dar somente o que se tem e pedir somente o que necessita, isto põe limite  em qualquer relação. A segunda é permanecer humilde dentro dos contextos, estar a serviço o tempo todo, perceber que tem um motivo ou causa para tal situação estar ocorrendo. A terceira é considerar que a ajuda só é possível em uma relação de adultos, quem ajuda não é maior e o ajudado não é vítima, menor e só podemos ajudar se o outro quiser ser ajudado.

A quarta é se colocar diante do outro incluindo todo seu sistema, olhamos para todo seu sistema e seus antepassados, assim incluímos todos e damos um bom lugar. A quinta ordem é o não julgamento, é amar o outro mesmo que nada modifique, não julgar como já dizia Jesus.

Tento sempre aplicar estas ordens na minha vida; sei que são difíceis mas fazem muito sentido para mim, faz a vida ficar mais fácil de ser entendida e vivida com amor. Capítulo XXII, página 185.

. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

Um bom lugar no coração significa admitir serenamente, sem julgamentos, o individuo presente no sistema. O movimento é do “sim, você faz parte, você é um de nós”.

Incluir para mim tornou-se um hábito, pois não é só incluir os que não nasceram ou que estavam excluídos, desaparecidos, é incluir os que não gostamos muito, os que nos irritam , os que a gente não entende e os que não gostam da gente.

. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

O indivíduo pode, a partir de uma crise, tornar-se mais sábio ou mais amargo. Para atravessar crises, para atravessar a noite escura, é preciso uma luz e a luz é o conhecimento. Estou apaixonada em conhecer mais e mais as constelações sistêmicas, ler e ler, conhecer e aprender .

. Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?

Daria um abraço florido e cheiroso e diria muito obrigada por contribuir com meu aprendizado e com o de milhares de outras pessoas escrevendo sobre as constelações de uma forma tão didática.

 . Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

- Minha mãe, porque este livro traz uma leitura muito didática e adoraria que ela lesse a respeito, ela é curiosa, se interessaria;

- Minha amiga Tereza Cristina, a quem apresentei as constelações recentemente;

- Para meu marido Frederico, que sabe um pouco sobre as constelações mas aqui aprenderia mais com facilidade.

#fichamento#mod 2#mod#3

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você