[ editar artigo]

AMAR PODE DAR CERTO

AMAR PODE DAR CERTO

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: Amar Pode Dar Certo 

Autores: Roberto  Shinyashiki e Eliana  Bittencourt Dumêt

Editora:  Gente  

. Qual a mensagem global que os autores deixaram para você?

Uma  profunda reflexão  sobre o significado do amor, um sentimento  sublime  que precisa coragem para ser vivenciado.

Quando duas pessoas podem construir um relacionamento pautado em respeito à individualidade,  um grande aliado  nessa jornada, já  que em um relacionamento amoroso 1+1 não é igual a 2, mas a 11, onde cada ser é  um universo a ser respeitado  e acolhido e deve-se aceitar a realidade  de cada um, fortalecendo esse relacionamento.  

Amar significa compartilhar sua jornada com alguém que você  escolheu e foi escolhido.  E requer coragem para mergulhar  nessa aventura. Amar é  embarcar em uma viagem rumo à felicidade,  apesar dos percalços. 

O Amor  tem que ser recíproco. 

Para amar alguém de verdade,  temos que estar  por inteiro nessa relação. 

Manter relações  extraconjugais é  fugir do envolvimento  profundo,  é  fugir dos problemas ao invés de enfrentá-los em busca de soluções. Mesmo que a solução  seja a separação.  Nesse caso,  é  deixar o outro livre para fazer novas escolhas.  

O respeito mútuo, a  reflexão,  a compreensão e aceitação  dos fatos  fazem parte  da evolução  humana, acrescentando  no próximo  relacionamento. 

Amar  é  saudável.  Quando o amor dói,  não  é  amor,  é  doença.  

O Amor  é  um sentimento  indecifrável  em todas suas nuances  e manifestações. 

. A partir  do que você  leu, enumere 10 dicas para você  criar excelência  em sua  vida:

- É  preciso ter coragem para amar;

- Amar é  doação.  E precisa haver equilíbrio  entre o dar e receber;

- Para que a relação  evolua, é  preciso ter generosidade  e comprometimento  de ambos com responsabilidade. Amar  é  confiança,  um no outro; 

 - Amar significa prosperar juntos,  mesmo em profissões  diferentes, outras vivências . Amar também  é  limite,  o limite de um termina,  quando começa o do outro; 

 - Amar é  crescimento, evolução, amadurecer,  aprender a dividir seu espaço,  sua vida,  suas angústias, seus medos,  e multiplicar seus prazeres,  seus sonhos,  suas metas ,   sua alegria  de viver;

- Amar é  não  culpar o outro por nossas próprias fraquezas.  Buscando suas próprias  deficiências, não  seriam necessárias  tantas separações.  As crises conjugais muitas vezes refletem deficiências  individuais, às quais poderiam ser resolvidas com diálogo  e terapias em busca de realizações  na direção  da felicidade recíproca.;

- Amar não  é  submissão.  É  compreensão. É diálogo. Amar não  é  competição   é  buscar soluções  para os conflitos  que,  inevitavelmente,  irão  surgir.  Amar também é  ressignificar;

- Amar é  desejar o outro. Cultivar e reconquistar  o outro , todos os dias com palavras e atitudes gentis e amorosas;

- Amar é  ver além  de si mesmo, ver o outro como um todo  e se propor  a se adaptar. Amar é  transformação em direção  ao outro.

Exemplificando: 

Muitos casais têm  seus próprios  filhos,  que  são  verdadeiros  tesouros   e devem ser respeitados  e ainda  amados,  como fruto desse amor , mesmo que o relacionamento  a dois acabe.  Nesse  caso,  ter um novo olhar sobre a família  e cuidar e protegerá seus filhos  ainda mais. 

Quando escolhemos  um novo amor,  esse amor deve ser capaz de transbordar para seus filhos e os filhos do outro, o que irá fortalecer  os vínculos  afetivos.  Amar também  é  acolher;

- O amor é  um direito de todos,  mas cabe a cada indivíduo preparar-se para vivenciá-lo plenamente. Quem busca o amor,  deve primeiro buscar a si mesmo. Aprender a se amar e se respeitar e transbordar esse amor  para o outro. 

. Considerando  a realidade onde vive,  o que aplicou, assim que leu o livro.

Amar Pode dar Certo trouxe uma abordagem sistêmica  sobre o amor, para que possamos  refletir  sobre nossa realidade  e como melhorar nosso relacionamento. 

O quanto o amor é  um direito de todos,  como o amor é  transformador  e, também como podemos  enfrentar as crises  conjugais.  Como podemos  aprender com as crises  e fortalecer os nossos relacionamentos.  Assim, como sugestões  de como podemos " amar melhor " , deixando feliz a pessoa que amamos.  Que pequenos  gestos  no dia-a-dia podem manter acesa a chama do amor, agora ainda mais maduro. Manter-se apaixonado por alguém  que se ama.

Romance  e ousadia,  admiração,  confiança,  respeito  são os principais alicerces  para que o Amor  permaneça.

. O que você  transformou em si mesmo depois da leitura  do livro?

Que o amor próprio,  saber se amar é  o primeiro passo para amar o próximo . 

Perceber que amar é  uma escolha, que somos  os únicos responsáveis  por nossas escolhas  e a dimensão  que essa  irá impactar na nossa vida.

Conhecer a mim mesma,  refletir  aonde queremos chegar,  qual é  o nosso significado  de "ser feliz ", nossos  valores  , nossa alma,  nossos anseios, contribui para que  tenhamos  relações  amorosas  saudáveis  e prósperas.

. Quais as mudanças  que você  se compromete  em tornar real  a partir  dessa leitura?

Internalizar os conhecimento adquiridos durante a leitura, usar como livro  de consulta, reler muitos pontos, é aplicá-los na minha vida pessoal e profissional. Trazer esses ensinamentos  para a minha realidade. 

. Se você  encontrasse os atores  do livro Amar Pode dar Certo,  o que você  diria a eles?

Eu os parabenizaria pela verdade e simplicidade  como  abordaram o amor, com fizeram esse verdadeiro manual do amor, que permite uma leitura leve e fluida  , esclarecendo  muitos "nós" e nos direcionando e estimulando  para vivência de amores reais e felizes. 

. Enumere  três  pessoas para as quais  você sugeriria esse livro e justifique.

-  Para minha cliente que está  passando por uma separação  turbulenta;

-  Para minha cliente que está  solteira e querendo um novo amor.

-  Para um casal de amigos que passa por uma crise conjugal.

#fichamento

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Soraya Mendes Ribeiro
Soraya Mendes Ribeiro Seguir

Pós- graduação em Terapias de Constelação Familiar Sistêmica Universidade UNULEYA- DF Terapeuta Raff'Flowers, desde 1998 Pós- Graduação pela ESPM- SP Licenciatura em Administração de Enoresas PUC

Ler conteúdo completo
Indicados para você