[ editar artigo]

AMOR À SEGUNDA VISTA

AMOR À SEGUNDA VISTA

 

DADOS DA LEITORA

Nome completo: Idalina Soares Seffrin

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas        turma 05
Data de Inscrição:  11/05/2021   

Data: 31/10/2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: AMOR À SEGUNDA VISTA

Autor: BERT HELLINGER

Edição:  1ª                         Local de Publicação: São Paulo/SP

Editora:  Atman               Ano:  01/05/2021

. Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em no máximo quatro linhas.

Para que o amor de certo é preciso que o casal diga um ao outro: "eu amo você e aquilo que guia a mim e a você". Esta é uma frase que prepara e possibilita, após o amor à primeira vista, o amor à segunda vista. A partir disso são conduzidos ao entendimento das ordens ocultas do amor. Necessitam de impulsos e de uma compreensão mais profunda para que se torne um amor mais duradouro.

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1 – Quando um casal se encontra e se apaixona surge o amor à primeira vista, que  só pode ser sustentado se for seguido pelo amor à segunda vista;

2 – "Eu amo você e aquilo que guia a mim e a você". De repente não olham apenas para seu desejo, olham para algo que está além deles. Esta é uma frase que prepara e possibilita.

3 - O que mantem a relação a dois é em primeiro lugar a consumação do ato sexual. Ela nos conecta profundamente com essa força, por isso também é algo espiritual e religioso;

4 – A relação de casal é o que mais nos molda. Somos educados através dela. Nela renunciamos passo a passo nossas ilusões e exatamente por isso estamos ligados a algo maior;

5- Para que possamos crescer, precisamos concordar com o lugar ao qual estamos vinculados, seja ele qual for, independentemente de ter vantagens ou desvantagens. Cada lugar nos força a um desenvolvimento especial com chances especiais e coloca determinados limites;

6 – Quando um homem diz que a vida que vem dele é melhor que a vida que vem através da mulher, apodera-se da vida dela. Acredita possui-la como algo pessoal e assim se eleva acima dela. Isso prejudica a sua alma, prejudica o relacionamento de casal e filhos;

7 – Desde o nosso nascimento até a infância são marcos decisivos na construção do eu. Como foi que recebemos a vida dada a nós por nossos pais?Tivemos pais presentes em nossa infância? Da mesma forma a negligência deles na fase crucial da infância traz solidão e carência. Tudo isto refletirá nos relacionamentos futuros;

8 - Inserir-se em algo maior e entrar em sintonia que em última instância nos conduz não podendo ser exercitado nem influenciado por algo exterior;

9 - Cada um é tudo aquilo que herdou de seus ancestrais. Tudo aquilo que já vivenciou e também suas famílias;

10- As constelações familiares não apenas trazem luz a algo até então oculto como também indicam caminhos para a solução. O ponto decisivo das constelações é mostrar o caminho para a solução de um emaranhamento e conduzir os atingidos a esse caminho.

. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Quando duas pessoas se unem levam para seus convívios a existência de uma alma que carrega além do estímulo positivo de suas famílias, todas as dores e os “emaranhamentos” de seus antepassados muitas vezes ocultos e velados, expressos em dores, sentimentos e emoções que às vezes não se sabe nem de onde vêm.

As famílias mesmo sendo diferentes possuem o mesmo valor e são igualmente boas. Devem ser respeitadas e incluídas na vida dos filhos. Isso fará com que eles se sintam felizes, se puderem reconhecer as duas famílias como equivalentes em valor e amor.

Em uma relação a dois o olhar deve extrapolar um ou outro, pois seus problemas, via de regra, estão na superfície. É necessário olhar para suas famílias de origem. Apenas quando se soluciona algo decisivo nesse âmbito é possível encontrar também, na relação do casal, a solução para os seus problemas. (Bert Hellinger, 2006)

. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

Um relacionamento conjugal só pode dar certo, seguir adiante, se ambos buscam o equilíbrio e respeito entre os sistemas e conseguem formar uma família com uma identidade própria, mais ou menos 50% do sistema familiar paterno e 50% do sistema materno.  Uma família com uma nova identidade, o que eu chamaria de alquimia Divina.

. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Aprender a respeitar e não aceitar as diferenças entre meu sistema familiar e de meu marido. Quando conheci meu marido, estava muito longe das minhas raízes familiares, era muito inocente, autoestima muito baixa. Aceitava tudo e fazia de tudo para me encaixar  e ser aceita em um novo sistema familiar, uma nova cultura com novos costumes. Ele nunca fez nada para se adaptar ao meu. Nunca tomou uma xicara de café comigo porque no sistema dele só se tomava chimarrão.

Hoje eu sei que não preciso fazer mais nada que vai contra minha autenticidade, minha singularidade.

 Agora posso dizer "agora eu sei". Não preciso deixar ninguém colocar palavras na minha boca.

Agora eu sei que tudo o que vivi só eu e Deus sabe e isto já me é suficiente.

. Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Gratidão, por ter me tirado do estado de culpa e me ajudado a recuperar meu senso de responsabilidade e consciência pelos erros e acertos cometidos para manter um relacionamento tão conturbado por quase 25 anos.

. Enumere pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

- Regiane Gomaz uma sobrinha de coração que está prestes a se casar com meu sobrinho Leandro Silva para possam se munir de conhecimentos e enfrentar os desafios que um relacionamento a dois nos impõe.

- Juliana Wendling minha sobrinha de coração que se casou no último dia 22 de outubro de 2021.

#fichamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você