[ editar artigo]

ANTEPASSADOS

ANTEPASSADOS

 

Queridos antepassados,

Minha linhagem é grandiosa, meus avós maternos são descendentes de índios. Minha avó Maria da Conceição, era parteira e benzedeira, teve 9 filhos. Não conheci minha avó, ela morreu jovem de tuberculose, mas vejo ela em minha mãe, com seu vestido azul de bolinhas brancas, na sua louça que brilhava na prateleira, no chão batido que ela fazia questão de varrer e ainda assim saia para atender os partos ou benzer muitas crianças que viam de longe para que ela atendesse.

Já meu avô era marceneiro, fazia de mesas, banco, cadeira a balaios, ele dormia em um estrado feito por ele. Eu o conheci, era bem forte moreno dos olhos verdes, olhos que acho que eram do meu bisavô que ele não conheceu, pois meu bisavô que era um forasteiro laçou minha bisavó Ana que era índia a estruprou e foi embora.

Minha bisavó por lado da minha avó materna não conheci e minha mãe também não, e também não sabe a respeito.

Meus avós paternos não conheci muito, meu avô Pedro era boêmio segundo falam, bebia muito e gastava o dinheiro da minha avó Maria com outras mulheres, minha avó ele chamava de onça, mulher mineira e muito brava, morreu com 78 anos de tétano.

Não lembro de suas comidas, mas lembro do seu jeito e de seus vestidos, ela tinha um problema na coluna que a envergava um pouco.

Meus bisavós tenho o nome deles, mas não sei muito, sei que eram de Minas Gerais de Coronel Murta, sei que tem uma cidade que eles ajudaram a fundar, que eles trouxeram padre, pedreiros e professores para a fazenda que depois virou cidade.

Dos meus pais tenho um pouco de cada um, e também dos meus avós maternos e paternos, estão em mim, em meu corpo em minhas células, em minha vida, mais presentes do que nunca, eles vivem em mim.

Gratidão a todos os meus antepassados.

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Vânia Luzia Freire
Vânia Luzia Freire Seguir

sou mãe, e estou aprendendo um pouco da vida sistêmica, tendo conhecimento, consciência e forca pra seguir.

Ler conteúdo completo
Indicados para você