[ editar artigo]

ANTES E DEPOIS DE UMA FORMAÇÃO

ANTES E DEPOIS DE UMA FORMAÇÃO

Sou ir. Neiva, religiosa consagrada pertencente ao Instituto de Jesus Adolescente. Penso que já nasci professora, a missão me tornou diretora de uma escola pública e a vida me levou a tornar-me terapeuta sistêmica by Olinda Guedes.

Meu primeiro contato com as constelações sistêmicas foi no Instituto de Apoio Psicológico (IAP) em Campo Grande – MS, onde participei diversas vezes de Constelações em grupos, com a psicóloga Olga Simone de Lima, onde também fiz o primeiro curso de Pedagogia Sistêmica com o professor Jean Lucy.

Depois disso conheci e acompanhei pelas redes sociais os diversos ensinamentos com a mestra Olinda Guedes, inclusive um curso completamente online sobre constelações, até o dia em que decidi conhece-la pessoalmente e para isso fui a Curitiba usando como pretexto um curso de Programação Neurolinguística por ela ministrado.

O encantamento foi imediato, não resisti, convidei-a para vir à nossa casa em Campo Grande e, não é que ela aceitou? Foi confirmada a data, fez um belo trabalho conosco. Depois disso voltei a Curitiba para a Formação em Constelações na água e também para o curso de Massagem Reparentalizadora. No meio de tudo isso acompanhei a Oficina de Emagrecimento, obtendo um resultado tão fantástico que me vinculou amorosamente a esse trabalho, que passei a realizar.

Hoje, quando acesso a comunidade “Saber Sistêmico”, deparo-me inscrita em 12 cursos, o que demonstra a fome de aprender que reapareceu em minha alma desde o meu primeiro encontro com as Constelações Sistêmicas.

Mas o que dizer da Formação Real?

Bem...

Existe formação e formação, quando ela é Real, ela é verdadeira, mesmo sendo online.

Existem escolas e escolas, e alguns até dizem que toda escola é igual, mas eu digo que a nossa escola Real é muito mais legal.

E sobre professores e professoras? Bem... existem mestres e doutores, alunos e discípulos, mas ser Olinda Guedes é outro nível. É ser dom, é ser presença, é mais do que ensinar, é tomar pela mão e conduzir por um caminho que ela já trilhou, os que agora engatinham.

Mas e o curso? Bem... o que é que você chama de curso? As vezes em que a emoção tomou conta e houve lágrimas lá e cá durante as aulas síncronas? Digo que essas aulas foram maravilhosas. Ou aqueles momentos em que a constelação, a cura, o completar, aconteceu ali, ao vivo e a cores e todos nós vivenciamos a experiência? Se for isso eu digo, que foi mais que aula, foi mais que estágio, foi uma vida enlaçada com outras vidas que se transbordaram.

Ah! Mas se você está falando de conteúdo sistematizado... eu digo que essa mulher é uma biblioteca humana, quando você pensa que acabou, ela tira da manga, da cartola, da estante, do bolso ou da bolsa e principalmente da mente brilhante que é, mais um autor ou autora, mais uma referência ou citação e o que é mais lindo, constrói ali, no ato, uma metáfora que leva a sua assinatura.

Isso tudo e muito mais, alinhado a grande vontade de ajudar cada vez mais os que são os destinatários da minha missão, bem como a sintonia na fé em Deus, vivenciada numa espiritualidade sem dogmatismo, mas ecumênica e fraterna que encontrei nessa mestra, fez a diferença na minha motivação para estar no curso.

“O que traz quem levamos para a escola?” foi o primeiro livro dela que eu li, encantou-me completamente porque educação é sangue que corre em minhas veias, depois li "Além do Aparente", emocionou-me várias vezes porque eu nunca tinha visto verdades tão profundas ditas com tanta simplicidade.

"A Verdade sobre o Sofrimento Humano" foi o livro que me fez assumir o compromisso de tê-lo sempre à mão para todos os dias desfrutar da leitura de ao menos uma página, pois descobrir a dinâmica sistêmica por trás de cada sintoma é a forma mais linda de curar. E por causa dele surgiu o podcast “Saberes Sistêmicos, eu leio para você”, que tem como objetivo, ser uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento pessoal, fundamentados nos Saberes Sistêmicos, segundo Olinda Guedes.

Estou sentindo-me leve, creio que esse curso tornou-me mais “centrada”. No Centro Sentimos leveza, foi o livro de Bert Helinguer que mais me impactou porque fala de histórias que fazem pensar e mudam os rumos trazendo felicidade, eu gosto de histórias e amo mudar os rumos.

Dessa forma, posso afirmar que a Formação Real em Constelações Sistêmicas trouxe para mim a grande mensagem do amor. O aprendizado sobre os emaranhamentos causados pelos amores interrompidos; as memórias traumáticas; as lealdades que interferem nos atuais sistemas e que foram geradas há tanto tempo atrás, trouxeram-me a lembrança de que para o amor não existe passado, presente ou futuro, é tudo um grande agora.

Perceber que a carência do “amor de graça” pode ser a causa de tantos sofrimentos, reacendeu, consolidou e solidificou em mim a decisão primeira de amar sempre mais e mais, pois só o amor cura, só o amor salva, só o amor pode construir para a pessoa humana uma vida saudável, próspera e feliz. Afinal, eu sempre soube que Deus é amor.

Sendo assim, não seria possível terminar esta Formação sem sugerir para todos que eu amo e também aos que eu ainda não aprendi a amar, que se querem ter mais excelência em seu viver e conviver, que pratiquem os saberes das Constelações Sistêmicas como estilo de vida.

Priorizem o aprender sempre mais e mais; inclusive lembrando de que amor e felicidade também se aprende. Pratiquem incessantemente os movimentos que curam (concordar, gratidão, pedir o que precisa e reparar os danos). E sempre que preciso, busquem terapias sensoriais, pois só assim é possível amar e servir.

E assim, como em um juramento de formatura tradicional, comprometo-me a ser sempre grata, não reclamar ou murmurar diante dos desafios e ter sempre como um lindo mantra, o pensamento de que “quem se importa serve”. E assim a vida estará sempre a serviço.

E por isso mesmo, eu recomendaria este curso para:

  1. Nara Cristina, coordenadora pedagógica na escola em que trabalho, porque sinto que ela está pronta para assimilar e utilizar esses conhecimentos;
  2. Elizabeth, uma professora tão incrível que, com esses conhecimentos, sofreria menos com as dificuldades dos nossos alunos;
  3. As irmãs de Jesus Adolescente, porque eu as amo.

Ah! Finalmente, quando eu reencontrar essa mestra querida, não terei e nem saberei o que dizer, haveremos de nos abraçar terna e longamente, em silêncio, sem permitir que as palavras interrompam a bênção do amor que flui de coração para coração.

Depois, quando o olhar tiver completado esse diálogo de amor, e a mente compreendido que este aprendizado é compromisso que vai além de uma lista de bons propósitos, mas que são setas no caminho de quem escolheu percorrer as vias do “cuidar do ser”, talvez a alma deixe escapar uma palavra ou um gesto de gratidão.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Neiva Maria de Mattos
Neiva Maria de Mattos Seguir

sou Consagrada no Instituto de Jesus Adolescente, sou Feliz como Irmã, professora e Diretora, sou educadora, sou contente, sou cristã, sou alegre , sou Terapeuta Sistêmica By Olinda Guedes, (Constelações, Massagens, Oficina de emagrecimento).

Ler conteúdo completo
Indicados para você