Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

AOS GLADIADORES DO MEU SISTEMA FAMILIAR

AOS GLADIADORES DO MEU SISTEMA FAMILIAR
Glória Caroline Neri Mantovani
jul. 25 - 3 min de leitura
000

 

Assistindo ontem nossa aula mais recente da Formação Master, constelei profundamente um tema relacionado a um fato que me incomodava desde sempre, mas que só tinha intencionado constelá-lo vagamente: o fato era que não podia ouvir falar de sangue, que a sensação imediata era a de estar morrendo esvaída, como se lâminas rasgassem meu corpo, o que acabava causando desmaios em mim.

Já tinha consciência de ser esta uma memória transgeracional, pois nunca experienciei nada parecido e meu avô materno também tinha esse mesmo sintoma de desmaiar ao menor indício de sangue.

Nessa aula a qual me refiro, Olinda fala sobre a importância de visitarmos a terra dos nossos antepassados, aí comecei uma viagem nas redes sociais que me levou ao brasão do sobrenome Neri que herdei do lado materno e, pesquisando, descobri que Neri vem de Nero, um dos reconhecidos Imperadores Romanos.

Imediatamente ao me conectar com esse campo advindo da Itália, me vieram os gladiadores...

Foi aí que constelei, pois junto com essa imagem das batalhas entre esses homens, me veio aquela sensação de desmaio tão conhecida, como se meu corpo estivesse sendo golpeado por lâminas afiadíssimas e o sangue jorrando de mim.

A Constelação ainda continuou acontecendo, quando, ao pesquisar sobre os gladiadores na internet, em vez de ler a palavra "gladiador", a palavra que pulou aos meus olhos foi meu nome "Glória", e só então vi que o início de ambas é tão parecido, o que comprova a ressonância do meu nome com o título que carregavam esses homens que lutavam entre si. 

Aprofundando a pesquisa, descobri que o título "gladiador" vem da palavra "gládio", a espada que eles usavam nas batalhas e, novamente, lendo "gládio", parecia que eu estava lendo "glória". E compreendi, ou melhor vi, que meu nome também estava em total sintonia com essa arma utilizada por esses lutadores e que, por isso, sempre senti arrepios só em imaginar armas assim.

Através desta Constelação, também percebi que meu avô materno e seus filhos, ou seja, minha mãe e seus irmãos, ficaram para trabalhar com a parte italiana dos seus antepassados.

Meu avô se chamava João Neri Barbosa, e seus filhos e descendentes (minha mãe, seus irmãos, eu e meus primos) levamos o sobrenome Neri, que vinha da mãe do meu avô, minha bisavó Lídia, já os irmãos do meu avô, deram aos seus descendentes o sobrenome Barbosa, de origem portuguesa e vindo do meu bisavô Severino José.

Não à toa, minha mãe se casou com meu pai, de descendência totalmente italiana por parte materna, paterna e até algumas gerações para trás.

Agora eu sei...

Agora eu posso prantear e honrar esses homens que morreram em decorrência dessas batalhas.

Agora eu posso olhar para suas mulheres que ficaram sozinhas e para seus filhos que ficaram órfãos de pai...

Agora esses homens podem descansar em paz. 

Com amor,

Glória Caroline Neri Mantovani

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.