[ editar artigo]

APENAS DECORAR AS FRASES E TUDO BEM?

APENAS DECORAR AS FRASES E TUDO BEM?

Mais do que decorar as frases utilizadas na constelação familiar, devemos entender o grande significado por detrás delas e o quão poderosas elas são para nos ajudar a resolver os emaranhamentos que surgem na constelação de uma pessoa e entender que elas não são fixas.

As frases nos servem como um guia poderoso na condução de uma constelação, além também  de nos trazer inúmeros conhecimentos, reflexões e ensinamentos para nossa vida. Com elas aprendemos e repassamos as ideias contidas e envoltas de muito amor. 

Com o uso das frases, é possível que novos movimentos surjam a partir do momento em que elas foram ditas.

Vou agora colocar algumas frases que utilizamos na constelação e fazer uma breve análise delas para que possamos assimilar seus significados e ensinamentos.

“Você é o pai/mãe certo(a) pra mim”
Não existem outras pessoas que deveriam ser nossos pais. Se fossem outras pessoas também seríamos  pessoas diferentes. Precisamos entender que independente se os nossos pais estão juntos ou não, eles foram as pessoas que nos deram a vida e a isso devemos ser muito gratos.

Bert Hellinger diz:
“Os pais dão aos filhos aquilo que eles próprios são” 
Aqui parte da ordem do equilíbrio de dar e receber, não podemos dar aquilo que não temos.
A nós nos é ensinado por nosso pais aquilo que eles tem, aquilo que eles são e aquilo que eles aprenderam de vossos pais.

Bert Hellinger diz:
“O Amor é terapia, no mundo não há nenhum outro tratamento senão o Amor. 
É sempre o Amor que cura, porque o Amor faz você inteiro” 

Que frase linda essa! Com ela entendemos que a cura vem do amor. Toda a cura que buscamos devemos buscar dessa fonte que é o amor.

“Você também faz parte”
Devemos incluir em nossa história aqueles que fazem parte que muitas vezes não são reconhecidos, como por exemplo um abortado, um assassino. Estes geralmente são "expulsos" de nossa família, não gostamos de falar deles e isso causa um emaranhamento em nossa vida.

Bert Hellinger diz:
“Quem nega sua culpa e se esquiva de suas consequências tem sentimento de culpa e é fraco” 
Pode parecer pesado essa frase, mas ela é necessária. Quantas pessoas não vivem se esquivando dos problemas, se vitimando diante dos mesmos, diante das dificuldades?
Agindo assim desenvolvemos um sentimento de culpa interno e isso vai sugando nossas energias. 
Precisamos, sim, conduzir a nossa vida, sabermos que temos o controle sobre ela e quem tem a direção do caminho a seguir somos nós.

Bert Hellinger diz:
“De nossos pais temos tudo: O que somos e o que nos falta” 
Como os pais são importantes em nossa vida não é mesmo?
Aprendemos tanto com eles, com seus erros, com seus acertos, com sua vivência, com o que  nos dão e com o que nos faltou. Nosso desenvolvimento se dá a partir deles.

Bert Hellinger diz:
“Algumas pessoas continuam acenando para o velho trem quando o novo já estacionou na plataforma.”
Quantas oportunidades nos são ofertadas e não conseguimos agarrá-las por estamos presos em  algumas crenças do passado e nos impedindo de caminhar para frente. Precisamos entender que o que passou nos ensinou algo e devemos deixá-lo para trás, agradecer todo o aprendizado e buscar o caminho
do novo, o caminho de novas descobertas.

São diversas frases que podemos utilizar e tantas e tantas sabedorias que podemos nos aprofundar para nosso desenvolvimento e evolução. Só temos mesmo a agradecer por todo esse potencial que temos e podemos utilizar em prol da vida.

Gratidão!
 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
André Yoshida
André Yoshida Seguir

Um ser em constante mudança e aprendizado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você