[ editar artigo]

APRENDENDO EXERCÍCIOS SISTÊMICOS E O FEMININO COM A MESTRA OLINDA GUEDES

APRENDENDO EXERCÍCIOS SISTÊMICOS E O FEMININO COM A MESTRA OLINDA GUEDES

 

A cada dia me surpreendo mais como uma professora terapeuta, ou uma terapeuta professora é capaz de sensibilizar e incentivar seus alunos a seguirem seus passos com estudos, responsabilidade e muito amor.

Participando dos exercícios sistêmicos da Formação Real Master em Constelações Sistêmicas para Terapeutas ministradas nesta semana, 24, 25 e 26 de fevereiro, fui capaz de enxergar a natureza e relevância do feminino em nossas vidas e qual a nossa verdadeira função no mundo.

Compreendi que para ser Terapeuta Sistêmico é preciso dar espaço ao coração, e como diz a Mestra fazer dele um estilo de vida. É verdade que não é fácil desnudar o cartesiano, no que se refere a prática do poder masculino no contexto da sociedade na qual pertencemos e que se perpetua até os dias de hoje. Dessa forma, é possível afirmar que podemos enquanto mulheres darmos espaço ao nosso feminino nos libertando de amarras e nos enxergando como partícipes na formação do mundo.

Assim, nós mulheres índias, afrodescendentes, imigrantes ou do pais em que nascemos trazemos em nosso sistema muitas dores que vêm do parto, da imigração, da discriminação da sociedade e que precisam ser curadas para que o feminino fragilizado que existe em nós encontre o seu verdadeiro lugar.

Conforme as considerações trazidas pela Mestra "a felicidade dissipa memórias traumáticas e traz o amor de volta". Neste sentido, a Terapia Sistêmica ajuda a desvencilhar traumas e emaranhamentos que impedem a pessoa enxergar a possibilidade de ser feliz.

Ouvindo as reflexões e experiências trazidas nas aulas compreendi que ao olharmos com amor para os nossos antepassados perdoando e pedindo perdão, estamos ajudando ao sistema se reorganizar e se alinhar para caminhar na direção da cura essa descoberta foi muito significativa para mim.

A Escola Real mostra as entrelinhas de nós mesmos, com uma sutileza que chega de mansinho. Diz verdades, encontra alternativas, mostra soluções. Tudo isso de forma sistêmica, suave, leve e profunda.

Os exercícios sistêmicos apresentados nesta semana incentivam ao terapeuta em formação a perceber nuances que a meu ver são indispensáveis para o desenvolvimento de uma excelência na Formação de Constelação Sistêmica.

#Formação Master

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você