[ editar artigo]

APRENDIZADO CONTÍNUO

APRENDIZADO CONTÍNUO

 

Neste módulo 9 aprendi um pouco mais sobre a prática das constelações, nos atendimentos e na vida.

Devemos iniciar os atendimentos com uma meditação, exercícios de respiração, mantendo sempre o estado de presença.

Podem ser utilizadas músicas, mantras, orações, o que cada terapeuta entender como mais adequado.

É preciso sempre acolher o cliente, sem expectativas, nem julgamentos e ter empatia. Quando possível, estar perto, abraçar, tocar no ombro, para que sinta confiança e abra o seu coração.

Utilizar estímulos visuais, auditivos e cinestésicos é recomendado,  para que os mais diferentes tipos de clientes sejam tocados.

A constelação é uma prática que ajuda as pessoas a encontrar soluções e isso só é possível quando o terapeuta não tem julgamentos, apenas aceita e permanece de coração aberto.

Deve sempre ser perguntado qual é o problema que o cliente quer resolver, o que quer que aconteça de prático na vida e conduzir a constelação de acordo com isso.

Na vida pessoal, é preciso ter em mente que é preciso se cuidar bem, com ternura, com doçura, porque quem não se trata bem, fica carente e vai procurar nas relações com os outros suprir essa carência.

Nos momentos de angústia, praticar a respiração consciente e manter-se perto de elementos que lhe são agradáveis: plantas, sol, luz, céu, água, natureza, boas leituras.

É muito importante, também, cuidar diariamente da energia: fazer atividade física, não usar palavras ruins ou negativas, ser tolerante, assertivo, carinhoso, praticar meditação. Eliminar os vícios da reclamação, vitimismo e maledicência. Preocupar-se menos e agradecer mais, concentrando-se sempre na solução e não no problema.

Ser mais proativo do que reativo, porque as coisas boas da vida, a prosperidade, os bons relacionamentos, só nos alcançam pela proatividade.

Manter-se sempre alinhado com a vida que deseja ter, com comportamentos coerentes com isso e exercitar essa prática todos os dias, sem procrastinação e com a compreensão de que se ficar esperando as melhores condições para realizar algo, isso nunca vai se concretizar.

Todas as noites, analisar como foi o dia, se tem algo que deveria ter feito de forma diferente. Esse é o primeiro passo para a mudança. E, no dia seguinte, perguntar-se: no que eu posso ser melhor hoje?.

#constelações #mudanças #estilodevida #acolhimento #nãojulgamento

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você