[ editar artigo]

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

Primeira linguagem do amor: Palavras de afirmação

Uma maneira de expressar o amor emocional é usar palavras que edificam. Elogios verbais são poderosos e é uma maravilhosa forma de comunicar o amor pelo outro. Faz parte da comunicação assertiva.

“ Você fica muito bem com esse terno”

“Você fica linda nesse vestido! Uau!”

As palavras encorajadoras também ajudam na comunicação e aumentam a segurança do cônjuge.

Segunda linguagem do amor: Tempo de qualidade

Mais do que estar presentes, devemos estar em presença. Não basta estar na mesma sala com alguém, devemos estar com a atenção focada, ainda mais em tempos com tantas distrações. O tempo juntos num objetivo comum comunica que nos importamos com o outro, gostamos de estar com ele e apreciamos fazer as coisas juntos.

A conversa tem que ser de qualidade, com diálogo solidário em que dois indivíduos compartilham experiências, sentimentos, pensamentos e desejos, em um contexto amigável e sem interrupções.

Manter o contato visual com seu cônjuge enquanto ele estiver falando é muito importante. Isso impede que sua mente vaguei e comunica à pessoa que ela tem sua total atenção. Não faça outra coisa enquanto escuta seu cônjuge. Preste atenção nos sentimentos, na linguagem corporal, e não interrompa seu cônjuge.

Terceira linguagem do amor: Presentes

Há presentes de todos os tamanhos, cores e formas. Alguns são caros e outros são gratuitos. Para a pessoa cuja linguagem do amor primária são presentes, o custo será de pouca importância.

Para as pessoas que se sentem amadas por meio desta linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção realmente de agradar e deixar uma marca, fazendo com que esta se sinta lembrada, mesmo quando está ausente.

Quarta linguagem do amor: Atos de serviços

Esta linguagem refere-se a fazer coisas que o cônjuge gostaria que fizéssemos. Procura-se agradar por meio do serviço: como lavar a louça, preparar uma refeição, trocar a falda do bebê, tirar o pó da estante.

Nem todos os gestos de serviços envolvem tarefas de casa. Ficar atento às formas de serviços que você pode empregar, fazendo com que seu cônjuge sinta-se valorizado e até mesmo motivado por você.

Quinta linguagem do amor: Toque físico

O toque físico é a linguagem do amor primária de algumas pessoas. Algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente o amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras. Abraços, massagens, cafunés, mãos nos ombros, mãos dadas, toques suaves no rosto, no corpo, entre outros gestos, representam esta linguagem do amor.

“Se a linguagem do amor primária da sua esposa for o toque físico, nada é mais importante do que abraçá-la quando ela chorar”. (Gary Chapman).

Referência bibliográfica: Livro 'As 5 linguagens do amor'. Gary Chapman. Editora: Mundo Cristão. São Paulo, 2013.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Franciele Gazola
Franciele Gazola Seguir

Abençoada por Deus e uma eterna aprendiz sobre o que está além do aparente. Em processo constante de ampliação de consciência.

Ler conteúdo completo
Indicados para você