[ editar artigo]

AS CONSTELAÇÕES NA ÁGUA

AS CONSTELAÇÕES NA ÁGUA

 

A primeira vez que tive contato visual com esta técnica eu logo pensei: ‘Bobagem, isto não é real, não funciona, nunca trabalharei com esta técnica’. E depois me lembrei da frase ‘Nunca diga nunca’.

Esta é uma técnica absolutamente incrível, que mostra de forma lúdica e intuitiva, ao cliente e ao constelador, aquilo que o campo quer evidenciar para ser trabalhado, bem como as soluções para tal situação.

Não há mágica, nem mistério. São imuagens externas que fazem sentido com nossa história de vida, que nos ajuda a perceber melhor a nossa história de vida.

A utilização de falas sistêmicas durante uma constelação na água é um modo de nos conectar com a vida, com o campo. Conectar-se com o coração e deixar-se conduzir pelo campo, isso faz com que essa fala seja algo que conecta, que cura, que soluciona.

É muito importante que o cliente compreenda sim a constelação dele. Não é que o constelador vai ter que explicar, mas sim que constelador e cliente estejam em plena sintonia com o campo.

Esta técnica é muito poderosa porque a agua é um elemento que trabalha muito as nossas emoções em função de ser o elemento mais presente no planeta. E a relação que temos com ela também, afinal nosso corpo tem 70% água.

Existe muita similaridade (não só arquetípica) fomos gerados no útero que é um ambiente aquático. O trabalho é realizado em uma tigela redonda, lembrando útero materno.

Onde tem água, tem vida.

É muito potente esse trabalho.

A água faz parte de muitos ritos de limpeza, de purificação. Ela é muito importante na vida de todos nós.

A constelação na água funciona bem nas pessoas que tem dificuldades de acessar as emoções e deixa-las fluir.  E de uma forma muito sutil toca o coração do cliente.

Existe o significado das cores, a observação da posição dos bonecos na água e tudo o mais que esta linda técnica traz consigo. Porém, o mais importante para mim, é estar aberto ao servir. Servir com amor, sem julgamentos. Deixar fluir na água o que o campo quer nos mostrar. O campo sempre informa.

Durante nossos encontros do Módulo 10 houve uma aula de orientação onde pudemos praticar individualmente, em nós mesmos, com um exercício de constelação na água. Para mim, este foi o dia mais intenso desta técnica, pois realmente constelei nos movimentos dos bonecos e elementos na tigela. Um exercício que iniciou-se durante a aula e terminou apenas no dia seguinte, quando pelos movimentos dos elementos tudo se completou bem ali, diante dos meus olhos e do retrato da minha família que ali posicionei quando preparei o ambiente para a realização desta atividade.

Deixo aqui um trecho do meu relato final deste exercício de constelação na água realizado durante nossas aulas deste módulo, e que tanto completaram em mim.

“Neste momento todos os elementos da tigela pararam de se mover e eu me senti em paz com o masculino ao nosso lado (meu e do feminino) e ao nosso redor, flores e corações de todas as cores que nos uniam e amparavam. Esses movimentos me fizeram sentir, paz, segurança e força. E a certeza de que eu não posso ser somente feminino, mas sim de que eu preciso do masculino para seguir em frente, para trabalhar; que o sucesso, a realização e a PROSPERIDADE virão ao meu encontro tão rapidamente quanto os bonecos e elementos se movimentaram na tigela e acalmaram meu coração quando eu finalmente OLHEI PARA A IMPORTÂNCIA DO MASCULINO CAMINHAR AO LADO DO FEMININO EM MEU SISTEMA”.  

Gratidão Olinda por tudo e por tanto. Gratidão por construir esta técnica com amor. Tudo que se faz com amor, toca o coração!

 

Fabiana Zappielo

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Fabiana Zappielo
Fabiana Zappielo Seguir

Sou a Fabiana Zappielo, filha do João e da Belita, irmã da Fabíola e da Ana Paula. Mãe de Lucas, Felipe e Miguel aqui na terra e Maria Clara que mora no céu. Viver, amar, servir com amor ... tem coisa melhor!? Conte comigo sempre!

Ler conteúdo completo
Indicados para você