[ editar artigo]

AS LIÇÕES TRAZIDAS PELOS SINTOMAS

AS LIÇÕES TRAZIDAS PELOS SINTOMAS

No módulo 6 a mestra, Olinda Guedes, compartilhou muitos ensinamentos sobre os temas existenciais, explicando qual a dinâmica sistêmica que ali se apresenta.

Os temas existenciais são vistos como lições que ainda não se completaram, ficando em aberto no sistema.

Quando o sistema não está em paz, há em sua memória transgeracional, lições que precisam ser olhadas, acolhidas e compreendidas pela pessoa como sendo, uma oportunidade generosa do sistema para que os emaranhamentos e lealdades sejam curados dando oportunidade e condições para que a vida aconteça de forma plena.

Os temas existenciais são sofrimentos tão corriqueiros que, a pessoa nem percebe que se trata de algo que precisa ser constelado e curado visto que, causam um mal estar possível de ser controlado com remédio, levando a pessoa a se acostumar não procurando os  caminhos para a sua cura.

Porém, esses emaranhamentos e lealdades impedem que a pessoa seja funcional e completa, vivendo de forma intensamente e feliz. Os temas existências como a depressão, a angústia, a insônia e a ansiedade se apresentam nos sistemas como questões crônicas que vem ao longo das gerações se repetindo, revelando uma história de sintomas que carregam um significado sistêmico especifico e coletivo.  

Para concluir o módulo, a mestra nos presenteou com uma maravilhosa explicação sobre a dinâmica sistêmica dos desenhos infantis e dos contos de fada.

Essa aula foi um convite a uma reflexão muito profunda, pois o conto de fada que vem recorrentemente em minha memória é exatamente o que a mestra exemplificou e que pede urgentemente uma ressignificação e uma cura.

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você