[ editar artigo]

AS NOITES ESCURAS DA ALMA

AS NOITES ESCURAS DA ALMA

A vida não é fácil para ninguém e em alguma época ela é muito mais difícil.

Esta foi uma das falas da mestra Olinda Guedes referindo-se ao módulo 7 do curso de formação real em constelações sistêmicas que aborda o tema o incompreensível e as noites escuras da alma.

As noites escuras da alma são sofrimentos pelos quais todos nós em algum momento, em alguma área da vida e em algum grau passamos.

O certo é que elas chegam para todos nós, independentemente de nossa vontade, aliás, o que depende de nossa vontade é a disposição para estarmos abertos para quando de sua chegada não sucumbirmos.

A história da humanidade relata diversos casos de pessoas que passaram por estados profundos de tristeza, ansiedade, dor, desespero e muita solidão.

A bíblia sagrada traz relatos de diversos homens que atravessaram seus desertos, e experienciaram suas noites escuras, entre eles estão Elias, Davi, Salomão e Jeremias que mesmo vivenciando tempos difíceis, de tremenda confusão e perplexidade não sucumbiram.

A natureza, obra das mãos divina, nos mostra por meio de diversos processos de transformação biológica e crescimento de espécies o quão é doloroso, mas também o quão belo é o resultado destes processos.

Uma pequena amostra é a transformação da lagarta em borboleta, o doloroso processo de renovação da águia, e a muda de penas das aves.

Na espécie humana algumas crianças em processo de crescimento sentem muita dor.

Se essas mudanças provocam tanta dor física quão dolorosa deve ser ainda mais quando a dor do crescimento é na alma.

São João da Cruz dizia que a noite escura da alma faz parte daqueles que estão em profunda evolução espiritual.

Quando há sofrimento é porque ainda não houve um encontro com o essencial.

As noites escuras da alma são oportunidades de grande transformação porque trazem em seu bojo um encontro com o divino.

A noite escura da alma requer de nós uma profunda e sincera conversão.

Uma mudança de direção em busca da luz divina e o esforço por menor que possa parecer para fazer o necessário na direção desta luz, contribui para a saída deste estado, porque milagres são vistos na luz.

O tempo de duração das noites escuras da alma depende de nosso estado de consciência.

Quanto mais resistimos a aceitar as noites escuras mais demorado pode ser o processo de libertação.

Do ponto de vista sistêmico, a mestra Olinda Guedes menciona que

“Para a alma só existe o nós e o agora, e cada integrante desse sistema carrega uma parte desse sistema. [...] cada integrante se encarrega de algo que precisa ser curado. [...]Alguns integrantes carregam o mais desafiante, o mais difícil. Nada é deixado para trás.” (Além do Aparente, p.169)

Determinado evento pode desencadear uma noite escura para uma pessoa e não provocar nenhum impacto em outra pessoa. Isto ocorre em função da similaridade do evento ocorrido no presente com uma pessoa com um evento traumático já ocorrido no sistema desta pessoa.

E a mestra segue dizendo:

-"As noites escuras da alma são oportunidades para reconciliação com o sistema, com a vida.” (p.170) e que “a cura só pode acontecer quando deixamos de estar do lado de fora da vida e entramos nela e permitimos que todos os demais também permaneçam nela."

Olhando para o meu sistema percebo que meus irmãos e sobrinhos de alguma forma vivem suas noites escuras.

Alguns de forma amena, outros nem tanto.  

Eu mesma já vivenciei algumas noites escuras e confesso que sai melhor.

Hoje eu passo por uma noite escura da alma e minha pergunta é onde, quando e com quem isto aconteceu, de forma que eu possa dar um lugar certo a cada um no meu sistema.

Sei que isso é possível por meio das constelações. Estes são alguns dos motivos de eu ter me inscrito neste curso e que até aqui tem me trazido entendimento e cura. Minha gratidão à mestra Olinda Guedes e sua equipe.

E na expectativa da cura plena vou seguindo confiante em que:

[...] a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4:18)

Que haja luz porque milagres são vistos na luz!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você