[ editar artigo]

AS NOITES ESCURAS DA ALMA - SINTOMAS, SIGNIFICADOS E SOLUÇÕES

AS NOITES ESCURAS DA ALMA - SINTOMAS, SIGNIFICADOS E SOLUÇÕES

No livro escrito por São  João da Cruz,  ele fala que os sofrimentos tem a "Luz Divina " como solução. 

Devemos estar preparados  para passar pelos sofrimentos e dores  para não  sucumbir durante  essa etapa, esse ciclo a que todos estamos suscetíveis  em algum momento de nossa existência. 

As "Noites  Escuras da Alma" propiciam que o indivíduo experiencie sua própria condição  de vulnerabilidade humana. 

São épocas de muita dor, a exemplo de como Jesus atravessou o deserto e todos os desafios de fome, sede,  frio em sua condição  humana,  mas sua fé,  o conduziu  à evolução  e a compreensão  das dores  de seus semelhantes . 

As Noites  Escuras da Alma  são  fases da vida em que o indivíduo  mergulha em suas dores, as quais advém  de memórias  transgeracionais  ou epigenéticas,  são  sintomas além do aparente,  fora de contexto. 

Esse indivíduo  entra em crise,  seja ela no âmbito  pessoal  ou profissional.  Pode ficar desempregado, entrar  em falência, separações,  depressões , bipolaridade,  psicoses  e outros sintomas.

Ele se sente fora da realidade. Os sintomas que se apresentam não são  condizentes com o agora.  

Entretanto,  o terapeuta deve evitar  julgamentos e apoiá-lo , dizendo: 

"EU VEJO VOCÊ ".

" EU VOU PROTEGER VOCÊ ".

" ESTAMOS JUNTOS. VAMOS EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA  SUA CURA".

Esses sintomas podem traduzir  memórias transgeracionais  de miséria, de fome, de abuso , de medo,  de tortura,  de vidas interrompidas,  de flagelo  humano ...são  muitos os aspectos a serem investigados  pelo terapeuta sistêmico.

Em outros  sistemas,  pessoas " especiais " , com  neuroespecificidades , vêm  como anjos de cura.  Esses seres humanos  devem ser compreendidos e tratados  com amorosidade, empatia, compaixão,  generosidade,  pois são  os escolhidos  pela Luz Divina para trazerem a cura do sistema.  Eles estão passando por tudo  que é  necessário para que os excluídos  sejam vistos  e o sistema entre em equilíbrio. 

Devemos  ampliar a consciência para perceber que essas pessoas  especiais  carregam todos os conflitos  desse sistema. Isso é  exercer a " Boa culpa ", segundo Bert Hellinger. A " Má culpa não leva a lugar nenhum. 

Já  as  compulsões  alimentares  remetem às  memórias transgeracionais  de fome, onde não havia abundância de alimento. 

Outras  disfunções, entre elas as disfunções sexuais,  estão  relacionadas  aos vínculos  de amor e de vida interrompidos,  como o aborto, memórias assassinato  na vida uterina, estupros,   relações  abusivas, que  podem gerar doenças uterinas,  esterilidade,  relacionamentos  disfuncionais e simbióticos e compulsão sexual,  entre outros. 

A sexualidade  saudável  deve estar aliada à afetividade.  Essa é  a bênção  para que a humanidade  procrie e evolua,  com o amor,  gerando seres  abastecidos  de carinho,  de cuidados,  de aconchego.  O ser humano não  foi feito para procriar  e abandonar seus filhos.  A Luz Divina é o Amor. 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Soraya Mendes Ribeiro
Soraya Mendes Ribeiro Seguir

Pós- graduação em Terapias de Constelação Familiar Sistêmica Universidade UNULEYA- DF Terapeuta Raff'Flowers, desde 1998 Pós- Graduação pela ESPM- SP Licenciatura em Administração de Enoresas PUC

Ler conteúdo completo
Indicados para você