No livro escrito por São João da Cruz, ele fala que os sofrimentos tem a "Luz Divina " como solução.
Devemos estar preparados para passar pelos sofrimentos e dores para não sucumbir durante essa etapa, esse ciclo a que todos estamos suscetíveis em algum momento de nossa existência.
As "Noites Escuras da Alma" propiciam que o indivíduo experiencie sua própria condição de vulnerabilidade humana.
São épocas de muita dor, a exemplo de como Jesus atravessou o deserto e todos os desafios de fome, sede, frio em sua condição humana, mas sua fé, o conduziu à evolução e a compreensão das dores de seus semelhantes .
As Noites Escuras da Alma são fases da vida em que o indivíduo mergulha em suas dores, as quais advém de memórias transgeracionais ou epigenéticas, são sintomas além do aparente, fora de contexto.
Esse indivíduo entra em crise, seja ela no âmbito pessoal ou profissional. Pode ficar desempregado, entrar em falência, separações, depressões , bipolaridade, psicoses e outros sintomas.
Ele se sente fora da realidade. Os sintomas que se apresentam não são condizentes com o agora.
Entretanto, o terapeuta deve evitar julgamentos e apoiá-lo , dizendo:
"EU VEJO VOCÊ ".
" EU VOU PROTEGER VOCÊ ".
" ESTAMOS JUNTOS. VAMOS EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA SUA CURA".
Esses sintomas podem traduzir memórias transgeracionais de miséria, de fome, de abuso , de medo, de tortura, de vidas interrompidas, de flagelo humano ...são muitos os aspectos a serem investigados pelo terapeuta sistêmico.
Em outros sistemas, pessoas " especiais " , com neuroespecificidades , vêm como anjos de cura. Esses seres humanos devem ser compreendidos e tratados com amorosidade, empatia, compaixão, generosidade, pois são os escolhidos pela Luz Divina para trazerem a cura do sistema. Eles estão passando por tudo que é necessário para que os excluídos sejam vistos e o sistema entre em equilíbrio.
Devemos ampliar a consciência para perceber que essas pessoas especiais carregam todos os conflitos desse sistema. Isso é exercer a " Boa culpa ", segundo Bert Hellinger. A " Má culpa não leva a lugar nenhum.
Já as compulsões alimentares remetem às memórias transgeracionais de fome, onde não havia abundância de alimento.
Outras disfunções, entre elas as disfunções sexuais, estão relacionadas aos vínculos de amor e de vida interrompidos, como o aborto, memórias assassinato na vida uterina, estupros, relações abusivas, que podem gerar doenças uterinas, esterilidade, relacionamentos disfuncionais e simbióticos e compulsão sexual, entre outros.
A sexualidade saudável deve estar aliada à afetividade. Essa é a bênção para que a humanidade procrie e evolua, com o amor, gerando seres abastecidos de carinho, de cuidados, de aconchego. O ser humano não foi feito para procriar e abandonar seus filhos. A Luz Divina é o Amor.