[ editar artigo]

AS ORDENS DA AJUDA

AS ORDENS DA AJUDA

O módulo 8 trata sobre as ordens da ajuda, gramática das constelações, frases, cuidados e orientações sobre constelações.

Ficou para mim que para ajudar também existe uma ordem e que você não pode ser arrogante e achar que é maior ou melhor  que o seu cliente, e que ele precisa de sua ajuda. É necessário ficar na posição de ajudante sem intenção, sem medo do que se mostra e também sem ter pena do cliente, pois como diz nosso mestre Bert Hellinger:” Toda noite escura carrega em si uma luz divina”. Então temos que tratar o cliente como  adulto e capaz de superar seus próprios emaranhamentos.

O que temos que ter é compaixão e empatia, entender o que o outro está passando e procurar dar o suporte que ele precisa. Temos que ter o cuidado para que o cliente sempre saia de nosso atendimento melhor do que chegou.

Todo terapeuta precisa ter dentro de si um enorme amor: amor pela vida, amor pelas pessoas, amor pelo próximo. O amor do espírito a que Hellinger se referia, pois você só pode oferecer  aquilo que você tem e só deve entregar aquilo que o outro necessita e por isso também a importância da empatia. É extremamente importante exercitarmos o não julgamento, pois se julgarmos, já saímos do nosso lugar e perdemos a força de poder ajudar.

Precisamos conhecer a gramática das constelações e ficarmos atento ao cliente desde o primeiro contato, observando o agendamento, pois em pequenas atitudes do cliente você poderá ter muitas pistas do seu emaranhamento, de suas memórias traumáticas. Se você não conhece essa gramática, vai perder detalhes importantes para a constelação de seu cliente.

O terapeuta deve estar muito atento a todo o desenrolar da constelação, pois as frases de solução precisam fazer sentido para o cliente para que ela realmente tenha o efeito de cura no sistema. Não podemos usar frases soltas, que não façam sentido e não tocam o coração do cliente, pois aí a pessoa não vai entender, não vai sentir o que precisa sentir no momento adequado. Essas frases precisam sair do coração do terapeuta direto para o coração do cliente.

Não faça uma constelação com pressa, preocupado com o próximo cliente e nem deixe o cliente esperando. Portanto, marque um tempo além do necessário, para que não se preocupe com o tempo de terminar e pode deixar o cliente bem tranquilo para pedir tudo o que necessitar para sair satisfeito e, se precisar fazer alguma anotação ou indicar alguma leitura, que ainda possa fazer isso antes de atender o próximo cliente.

Nossa Mestra fez ainda recomendações importantes com relação ao atendimento online. Não podemos deixar de atender se porventura seu cliente não tenha muito acesso à tecnologia, podemos usar aquilo que for possível, mas é muito importante que ambos estejam em lugares com privacidade, boa luminosidade e conforto para que possam se enxergarem  e ao olhar um ao outro, possam perceber sua expressão e realmente se conectar um ao outro, como se estivessem frente  à frente, na mesma sala.

Por fim, concluímos dialogando sobre a importância de tornar as Constelações um estilo de vida, como uma nova postura, e estar sempre curando seu sistema e deixando seus descendentes muito mais livres para viverem sua própria vida.



 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você