Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELAÇÕES CONJUGAIS

RELAÇÕES CONJUGAIS
Salete Cavallari
mar. 6 - 2 min de leitura
000

Observando o meu sistema e refletindo sobre o Módulo 03 - Aula 2, posso dizer que vejo o quanto faltou cumplicidade na minha família.

Não conheci a minha vovó materna e nem o meu vovô materno, minha mãe é fruto de uma relação extra conjugal. A vovó legítima faleceu quando a mamãe tinha apenas alguns meses de vida.

Era muito jovem e sofreu porque tinha que esconder as dores e os amores. A mamãe foi criada por outra família e não sabia que o seu pai legítimo estava tão perto, assim como a sua irmã. O vovô tinha um comércio e oferecia balas para a mamãe mas ela não sabia que ele era o seu pai.

Na escola ela tinha uma amiguinha e não sabia que era a sua irmã. Até os sete anos foi bem criada pelos meus avós adotivos mas depois que o casal teve mais filhos ela passou a ser maltratada. Com quinze anos já estava na luta pela sua subsistência.

Trabalhou muito e aos dezoito anos casou com o papai.

Conheci a vovó e o vovô paternos, sempre estiveram por perto durante a minha infância. O papai foi o último dos quinze filhos. Quanta luta para criar 15! Ele começou a trabalhar cedo e trabalhou muito. A vida toda foi provedor.

Quanto aos meus tios, os paternos foram mais presentes.

Tive pouco contato com os meus tios e tias maternos porque a  mamãe e os irmãos dela cresceram separadamente, em famílias diferentes. Nos encontramos quando todas as crianças já eram adolescentes.

Lembro que os casamentos dos meus tios e tias foram seguidos de traição, abandono e solidão provocada por parte dos homens. Muitas mulheres ficaram sozinhas.

A pergunta feita na aula "Com quem você vive?" me provoca.

Vivo só, quanta lealdade ao sistema! Abandono, traição, solidão... Hoje entendo o quanto de memória transgeracional eu e os meus irmãos carregamos. Quanta lealdade.

Digo aos meus avós e bisavós que os vejo, honro e os aceito. Amo vocês pelo presente que me deram, meus pais. Sou grata!

Eu olho para vossas dores e vos compreendo. Eu vos reconheço!

Sigam em paz.

#Mod03

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.