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ATENDIMENTO INDIVIDUAL E EM GRUPO - CONSTELAÇÕES EM GRUPOS COM REPRESENTANTES

ATENDIMENTO INDIVIDUAL E EM GRUPO - CONSTELAÇÕES EM GRUPOS COM REPRESENTANTES

 

Neste módulo aprendemos as métricas iniciais para o atendimento Individual Online e em Grupo. Quantos ensinamentos, desde a condução das meditações, orações iniciais, falas sistêmicas de intervenção, as músicas e preparação para o ambiente, e todo o cuidado que a Olinda traz para o atendimento.

Tenho um profundo carinho por este módulo pois estava no meio da treva de minha noite escura. Um corpo de dor todo exposto por me deparar com as sombras da recém maternidade, dificuldades no relacionamento pessoal e profissional, problemas com família e esposo, acometimento de covid e o início da fase investigativa que culminou no diagnóstico de Espectro Autismo da minha filhinha.

Nutria uma expectativa absurda de ser chamada pela mestra para ter meu tema constelado, ao mesmo tempo que minha dinâmica de casa e vida me impedia de acessar as salas ao vivo. Acompanhava tudo via YouTube.

Cada relato dos colegas, cada constelação realizada, cada caso citado foi trazendo mais noticiais do meu sistema para ser tratado.

Vivi uma catarse e quis abandonar tudo e aos poucos, todo esse processo de cura foi amorosamente conquistando o seu lugar, e as coisas foram fazendo sentido. Os sintomas foram ganhando sentido diante de todo ensinamento ali passado pela mestra.

Não foi fácil, mas hoje digo que foi necessário. Foi necessário trilhar essa noite escura, e hoje poder começar a sentir a luz divina emergir em mim.

Todos os ensinamentos deste módulo são importantes. Se eu relatar todos, o texto não terá fim, pois a cada vez que revisito as anotações ou as aulas, algo se completa. Vou destacar alguns pontos e convido aos demais colegas a abrirem seus corações para esses saberes sistêmicos:

Aula 01: Tratado de dicas para atendimento: desde a preparação do ambiente, meditação, recursos audiovisuais, quanto mais simples for o ambiente, quanto mais acolhido o cliente se sentir, ele se entregará ao processo terapêutico. A métrica é amor, carinho e simplicidade. Lembrem-se sempre: o terapeuta não é DEUS;

Aula 02: O terapeuta deve criar o vínculo afetivo com a leitura, com os estudos, olhar as situações e problemas como oportunidades para sair da ignorância, deve buscar conhecimentos para desenvolver novos hábitos de vida. A constelação é um estilo de vida, e não uma mera técnica. Isso é tão importante o terapeuta ter em mente, pois seu cliente irá procurá-lo ou porque foi indicado por alguém, ou atraído pela necessidade sistêmica dele (ou seja, você já passou pelas mesmas situações e se curou então tens os recursos para ele também passar por esses processos) ou porque você tem se dedicado a estudar temáticas que o cliente necessita curar;

Aula 03: Tratado de algumas dinâmicas sistêmicas e gramáticas/métricas para as constelações.  A importância de também atuar como representante em constelações, pois toda constelação, mesmo sendo representante ou apenas ouvinte, já promove cura em seu sistema. A importância do terapeuta também em fazer terapia. A mestra convida a reflexão: “como meu cliente irá confiar em mim como terapeuta, se eu não confio em ter um terapeuta para me assistir?” ;

Aula 04: A importância dos pensamentos. Pensamentos são como preces, nossas atitudes são decretos e nossas atitudes devem estar alinhadas com a vida que desejamos ter. A importância de desenvolver novos hábitos e o padrão de usar 21 dias para mudanças comportamentais. A cura é jornada, não adianta querer em uma única sessão resolver todos os emaranhamentos de um sistema;

Aula 05: A importância de se ter livros, bíblia, materiais que se quer estudar por perto. O campo informa sempre e isso permite o aprendizado, a assimilação, a atuação destes saberes sistêmicos em nós mesmos. Nessa aula a mestra nos exorta a cuidarmos da saúde, de nós mesmos: “a vida não admite barganhas, é preciso cuidar do corpo, mente, alma. Se você não cuidar do corpo, como terá uma mente saudável?”;

Aula 06: Nessa aula a mestra aborda algumas dinâmicas sistêmicas de psicoses no geral, doenças da mente e as memórias transgeracionais;

Aula 07: Nessa aula a mestra traz conselhos para o terapeuta cuidar de sua saúde. Exorta em nós, futuros terapeutas, a observar os sintomas quando estamos participando de constelações: “quando pegar carona em alguma constelação e sentir algum sintoma, pare e respire. Não seja o sofrimento. Sinta, respire, perceba o sintoma para ser o canal e mantenha-se no estado de presença. Ser esponja e ter os sintomas do constelado não ajuda o campo nem a pessoa se ela para no sofrimento”;

Aula 08: Nessa aula a mestra fala da exclusão de pessoas do sistema pela dificuldade de convivência. Trata do nosso corpo de dor e do quanto ele afeta nossas decisões quando não nos acalmamos para tomar certas decisões;

Aula 09: Nesta aula a mestra trata dos benefícios das constelações para a pessoa e todo o seu sistema, a curto, médio e longo prazo. Trata de técnicas sistêmicas complementares que auxiliam no processo de cura como a Massagem Reparentalizadora Sistêmica. Nos alerta de quando queremos nos livrar de nossos sintomas, barganhar com a vida: “Reconciliar com o sintoma, tomá-lo totalmente, é o primeiro passo para a cura. É impressionante como esses dois movimentos precisam estar juntos, acontecer de modo simultâneo. Concordo com o sintoma, concordo que ele é um mensageiro, crio condições para que meu corpo possa lidar com ele, possa suportá-lo e faço aquilo que o sintoma me pede. Isso significa abrir mão da mentalidade, do pensamento alopático, isso significa tomar como métrica o pensamento totalmente sistêmico da medicina em relação à cura. Isso significa também incluir a alopatia como um recurso de suporte, para que o organismo possa ter condições de realizar sua tarefa, de cumprir a missão que o sintoma pede e permanecer integro de modo a dar condições para que a alma realize as missões...” Quanto mais se resiste ao sintoma, mais a situação/conflito permanece;

Aula 10: Nessa aula a mestra trata das frases de intervenções e sua estrutura:

1ª - Frases de empatia, reconhecimento e validação: dar o lugar, a permissão. Frases que o campo percebe que existe algo maravilhoso, que as dores são vistas, e que não há nada escondido. As frases iniciais dão rapport, acompanhamento. Num primeiro momento as frases são estruturadas para que possa acompanhar o que está sendo trazido pelo cliente, pelo campo e pelos representantes;

2ª – Frases de transição: frases que demonstram que enxergamos o problema, a solução, o propósito, a tarefa, a intenção positiva;

3ª – Frases de Solução: utiliza-se os 4 movimentos que norteiam a cura (concordar, agradecer, pedir, reparar danos ou lamentar os danos causados). Utiliza-se muitas poesias, metáforas.
 

Aula 11: Trata de gramática das constelações, leitura de campo, parâmetros para a condução da constelação onde a constelação precisa ser produtiva, tocar o coração e ter movimentos que mostram a origem/causa do sintoma e a solução;

Aula 12:  Trata de esclarecimentos quanto a certificação;

Aula 13: Trata dos 3 Ps dos terapeutas: PERMISSÃO, PROTEÇÃO E POTÊNCIA. O afeto está para a permissão, proteção e poder estão para a potência. Quando algo não está curado em nós, não conseguimos amar ou não conseguimos realizar. 

Esses foram alguns dos inúmeros conselhos e ensinamentos que a mestra traz neste módulo. Cada fala, cada meditação conduzida, cada música tocada traz lições incríveis.

Recomendo a todos a leitura e o estudo com afinco deste módulo. Traz conselhos não só para o atendimento, mas para a vida em todos os seus aspectos.

Gratidão mestra pelos ensinamentos!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Carla Duran
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Mamãe de primeira viagem, uma apaixonada pelo ser humano, pelo pleno desenvolvimento do ser e que busca a cura e as respostas pelas inquietações que trago na alma.

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