[ editar artigo]

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS: ATENDIMENTO ONLINE

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS: ATENDIMENTO ONLINE

 

Desde o surgimento da Tecnologia ela vem apresentando diversos benefícios para a sociedade. A tecnologia está presente em todos os meios, podemos dizer que é na comunicação que mais impactou a humanidade, gerando resultados rápidos. Pode-se dizer que "Estamos em um momento em que tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana". E em época de pandemia se tornou imprescindível.

             Na Escola Real não foi diferente, no início do ano de 2020 um dos propósitos da Mestra Olinda, era propor muitos encontros, para proporcionar o conhecimento em Constelações ao maior número de pessoas. Estava por assinar um contrato com um Teatro com capacidade de acomodar mais de cem pessoas, quando chegou o isolamento social, a quarentena por causa da pandemia de COVID-19.

O movimento que fez com que esse conhecimento maravilhoso chegasse ao maior número de pessoas não fez parte da quarentena. Foi muito mais longe passou a utilizar a tecnologia como aliada, atualmente consegue colocar em sua sala Zoom 500 alunos e um tanto mais no YouTube e Lives no Instagram. Foi desta forma que cheguei a esta Escola, posso dizer que o conhecimento da Escola Real transforma quem chega nela. Temos oportunidade de acompanhar a Mestra através das aulas presenciais e também das aulas gravadas. Como diz a Mestra “Não é presencial, mas é real”.                                     

Nesse módulo temos a oportunidade de rever a prática das Constelações online, até a pouco tempo essa prática parecia impossível, e nossa Mestra nos apresentou com uma métrica que hoje faz sucesso e ajuda muita gente. As aulas são de uma riqueza ímpar, é preciso dedicar-se e revê-las pois, os ensinamentos são grandiosos.  Uma das falas da Mestra nos diz “Cada uma das constelações em seu modo são muito intensas”. São de fato intensas e únicas em sua condução, empatia, olhar com amorosidade, acolhimento, são quesitos muito importantes para um Constelador.

 É preciso compreender que a Constelação não se resume apenas a uma intervenção clínica de um determinado momento, mas é um movimento que vai acontecendo por meio da nossa consciência. Segundo a Mestra, as Constelações também podem acontecer de forma espontânea, quando estamos estudando, quando assistimos a constelação de temas propostos. O principal é estarmos dispostos, disponíveis a percebermos as descobertas e conectá-las a tudo o que vai acontecendo em nosso dia a dia. O campo informa o tempo todo, estar atento as percepção, fará a diferença no processo de cura e de se tornar um bom Constelador.

As constelações precisam seguir uma gramática que caracteriza a forma de como interpretamos os movimentos e expressões, (com pessoas representando, ou na água), devemos observar o tom de voz e tudo aquilo que acontece numa constelação e ir fazendo a leitura do campo.

A gramática das Constelações Online são ainda muito recentes, mas estão se revelando tão eficazes quanto as presenciais. Temos a oportunidade de participar inúmeras vezes das Constelações realizadas pela Mestra de forma Online.  Os resultados são de cura e de muita felicidade das pessoas que apresentam seus temas, o resultado é visível, são momentos de muita gratidão pelo resultado alcançado. 

E tem mais, as pessoas que estão assistindo ou participando aproveitam a carona em muitas das situações constelam junto. São momentos de muito aprendizado, se não fosse online não teria a abrangência que tem.  

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você