Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A ESCOLA NA VIDA - APRENDER SEMPRE

A ESCOLA NA VIDA - APRENDER SEMPRE
Aneci Gerda Gerhardt Da Rosa
mai. 7 - 5 min de leitura
000

Este módulo 5, nos traz conteúdos sobre Constelações Educacionais, Organizacionais; sobre carreira, sucesso na Escola.

 Fala da importância de sabermos perceber a realidade para nos melhorarmos sempre em nossa caminhada.

Escolhi falar sobre a segunda aula onde a Mestra nos fala sobre “A escola na vida – Aprender Sempre." Como é importante ter essa disposição do querer aprender sempre, compreender que somos seres que tem a possibilidade de aprender e evoluir em todos as circunstâncias da vida, basta aprender e saber ficar atento ao que acontece a nossa volta e isso estamos aprendendo de forma muito efetiva neste curso de Constelações Sistêmicas.

A Mestra nos apresenta algumas premissas que considera serem fundamentais a serem observadas por nós.

Quando falamos que a pessoa precisa ter prosperidade, lembramos imediatamente do quanto ela trabalha, com o que trabalha e a forma que trabalha.

Muitas vezes pensamos que prosperidade, dinheiro são coisas místicas, quase que intocáveis e que acontecem de acordo com a sorte, de acordo com o acaso da pessoa.

A Professora nos lembra que é muito mais que isso, é uma questão de relacionamento com a vida: que prosperidade é uma questão de relacionamento com ensino e aprendizagem.

Aprendemos a ser prósperos com a nossa família, com os nossos pais.

A Escola vai confirmar e validar isso.

A Escola vai reforçar ou enfraquecer essa premissa, de acordo com sua conduta.

A Mestra segue nos falando que as pessoas processam e assimilam o que passa em seu entorno de forma visual, auditiva e cinestésica.

Incentivar as crianças a ajudarem na organização da casa e a fazerem os afazeres domésticos, as auxiliam para  que compreendam a importância de um ambiente organizado para se viver.

Importante fazê-las perceber que têm tarefas que são necessárias fazer diariamente. Se mostrarmos a elas desde cedo que é possível realizar estas tarefas rotineiras com alegria elas desenvolverão o hábito de saber cuidar.                         

Infelizmente isso nem sempre é possível no ambiente escolar, caindo por terra o aprendizado de casa.

A criança não é tratada com suas singularidades, ela é tratada como mais um número e ninguém gosta de ser tratado assim.  Gostamos de nos sentir pertencendo, precisamos nos sentir vistos, acolhidos e amados.

Ocorre que em ambientes desta natureza, as crianças passam a sentir medo, com a sensação de que estão em perigo. Algumas crianças podem se tornar agressivas. A falta de segurança a Professores e alunos é bastante comum nos ambientes das escolas.

 Para ter sucesso em uma empresa, necessariamente passa pela vida escolar.

Quando não é visto na escola, podemos chamar de orfandade funcional.

O movimento sindical é movimento de orfandade.

A dinâmica dos sindicatos é a orfandade na vida da família.

Quando nos sentimos abandonados e sozinhos e nossos líderes não nos percebem, a manifestação é uma forma de ser percebido e visto.

Quando o indivíduo não tiver funcionalidade em casa ou na escola, ele vai colocar a sua dor na empresa, passa a tirar atestado médico, fica doente com frequência para voltar para casa.

Doença frequente quer dizer, voltar para casa, voltar para a mãe.

Onde a liderança é positiva, proativa e funcional e saudável, os liderados adoecem pouco.

O líder funcional tem capacidade de ajudar as pessoas a se curar do seu sofrimento. 

 Quando a criança tem problema na escola, é preciso colocar o tema para constelar. Se não vai bem na escola ela está trabalhando para que a vida dos seus pais, e para o seu sistema, ela precisa ser ajudada.

Só podemos aprender quando temos paz em nossa vida.

Da mesma forma ocorre na vida da empresa. Quando a vida está em paz e em harmonia tudo flui.

Não existem problemas de aprendizagem, existem problemas de ensinagem - Josè Pacheco.

  Como profissionais da educação sempre devemos nos questionar, se sabemos ensinar e se o aluno está aprendendo.

A pessoa,  a criança está com dificuldade de concentração, porque a sua atenção, está trabalhando para seu sistema, para sua família.

Existem países que quando a criança começa a ir mal na escola a família é chamada e é perguntado aos pais se o filho é feliz, não perguntam outra coisa, como ela está estudando, ou se tem os materiais apropriados, entendem que se não tiver felicidade, não tem condições de aprendizagem.

Quando tivermos crianças com problemas sejam de ordem pedagógica, psicológica ou comportamental; a Mestra nos orienta a fazer a seguinte pergunta: como está a felicidade em sua vida? O que mais precisa ser feito para sua felicidade?

 

#ATIVIDADE MÓDULO 5  - AULA 2

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.