[ editar artigo]

ATIVIDADE – O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

ATIVIDADE – O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

O QUE SÃO AS NOITES ESCURAS?

O conceito as noites escuras da alma trata de um tema que a Escola Real nos apresenta como um estudo feito por São João da Cruz o qual, segundo a Mestra Olinda, nos apresenta esse assunto de forma poética, bonita e transcendente.

A Mestra Olinda nos ensina que o místico fala sobre as noites escuras da alma de maneira a compreendermos que o sofrimento que chega a cada um de nós não depende da nossa vontade. O que faz a diferença é estarmos atentos e preparados para quando essas chegam, pois chegarão com certeza, e assim, poderemos transitar por elas sem sucumbir.

A Mestra nos desafia a estudar o tema, para compreendermos o que se passa nesses momentos de sofrimento. Se assim o fizermos, poderemos nos tornar seres humanos mais compassivos, seres humanos mais empáticos, mais solidários conosco e para com os outros.

Também nos lembra de uma das frases que ela sempre fala “A vida não é fácil para ninguém”. Pode ocorrer que em algumas épocas as noites escuras da alma se tornem ainda mais presentes em nossa vida.

As noites escuras da alma são oportunidades de grandes transmutações em nossa vida, sendo momentos de muita angústia de muita ansiedade e de muita solidão.

Quando estamos atravessando a solidão das nossas noites escuras, por mais que tenhamos pessoas ao nosso lado, mesmo sendo elas amorosas, gentis, que seguram na nossas mãos, são sempre momentos exclusivamente nossos, é intransferíveis e pessoais. 

Essa travessia precisa ser feita a quem cabe fazer. Até mesmo Jesus Cristo que veio experienciar as noites escuras da alma pediu ao Pai “afasta de mim esse cálice” . Ele sentiu o seu deserto pessoal. Cristo veio experimentar, através das vivências humanas, a dor das noites escuras da alma.

Ao me questionar sobre como percebo e como lido com as situações difíceis em minha vida, posso dizer que passei por muitas noites escuras da alma e que sempre que elas me surgem, procuro me manter de pé e com esperança de sair delas com lições aprendidas.

Considerando o que a Mestra nos fala sobre estar preparado, entendo que se tivermos como princípio a fé em Deus, apoio da  família, e das pessoas queridas que nos ampararam, teremos força para seguir em frente.

Dentro da condição humana nós vamos viver as experiências das noites escuras, que são momentos, são fases em nossa vida, onde mergulhamos em memórias pessoais ou transgeracionais, que vem nos ensinar e completar a nossa condição humana para a nossa percepção e transformação da nossa vida.

Pode-se dizer que são oportunidades de crescimento e evolução pessoal se assim o desejarmos.

#mod07#aula01

Constelações Sistêmicas

TAGS

mod07

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você