[ editar artigo]

SOBRE O ABORTO DITADO Aula do dia 12/03/21

SOBRE O ABORTO
DITADO Aula do dia 12/03/21

               Todo sentimento que é desproporcional  ao contexto mostra o nosso corpo de dor, as nossas lealdades e emaranhamentos.

O terapeuta tem que ter o pé no chão, jamais vamos curar um sintoma sem antes saber o que ele é. Temos que amar aqueles que nos querem bem, e é preciso parar de ter resistência em relação ao sofrimento. Cura é jornada, e ser humano adulto suporta a dor do outro.

A vida e a cura são pessoais e intransferíveis!

Quem se importa , serve, mas quem é funcional não se intromete.  

Não seja um constelador bombeiro/ apaga incêndio.

   As Constelações Épicas consideram que é fundamental que diante de certas circunstâncias que tratam diretamente de vida e morte e onde haja um profundo risco à vida e de situações que realmente levam à morte, só é possível constelar  e solucionar se houver um profundo arrependimento.

Então chega uma senhora e diz:

 "Meu filho é hiperativo, tem uma estereotipia, conta os esmaltes da mamãe, a coleção de super- heróis do priminho, os talheres da gaveta, e ultimamente sempre vem dizer que falta uma peça e fica muito bravo."

Então o constelador pergunta:

 Quantos filhos você tem?

E o cliente responde:

"Apenas um."

O terapeuta pergunta:

"Vocês perderam algum filho?"

"É, na vida sempre fomos muito organizados, e decidimos que teríamos um único filho."

Que bonito! Vocês perderam algum?

"Não perdemos, abortamos quatro! E usamos a pílula do dia seguinte porque só queríamos um filho!"

A vida não admite barganha! As crianças são hiperativas ou muitas vezes carregam estereotipias ou outros sofrimentos porque fazem tudo para os pais, então sugiro um livro ou dois para que você  possa saber sobre esse assunto, um deles é: Olhando para a alma da crianças, e o outro é História de Amor, ambos de Bert  Hellinger . OS filhos fazem tudo para os pais!

Talvez a pessoa queira discutir consigo, contudo não dê espaço para acontecer nenhuma discussão, você pode esclarecer, orientar, e se a pessoa insistir você pode ir um pouco adiante e perguntar a ela se em seu sistema existem homicídios em gerações anteriores, algo do tipo " matar a sangue frio".

      Geralmente nessas situações o cliente fica muito bravo porque ele está identificado com o perpetrador, e realmente isso é feito com a consciência tranquila, e uma consciência tranquila significa: Eu pertenço , eu faço igual, eu sou igual!

      Muitas vezes a consciência está tranquila porque aquilo que fizemos por vezes coincide de ser algo moralmente, eticamente bom,  contudo nem sempre!

    Portanto, diante dessas circunstâncias, na maioria das vezes  o melhor que um terapeuta faz é agradecer e se retirar. É comum esses casos porque o cliente está emaranhado, está com a energia do perpetrador, e pode até insistir e atacar o terapeuta. Então o terapeuta deve ser muito firme e até mesmo devolver o dinheiro ao cliente. Um terapeuta só pode trabalhar para um cliente se a ajuda que o cliente pedir for possível. Não é possível incluir por meio de elementos numa constelação quando não há arrependimentos, quando não há compaixão!

                              Compreender  é converter-se!

Obs. Na meditação dessa aula visualizei meu sistema longo, porém afunilado, tinha luz.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você