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C. G. JUNG E EDUCAÇÃO

C. G. JUNG E EDUCAÇÃO
PATRICIA SANTOS
mai. 7 - 3 min de leitura
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DADOS DA LEITORA

Nome completo: Vania Patricia Santos da Silva

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas

Data de Inscrição: 24 / 06 /2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: C. G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo

Autoras:  Suely Teodora da Silveira; Priscila Martins; Paula Krempel Marques Burity

Ano: 2019

FONTE: C. G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082019000400014. Acesso 16 jan 2022

. Qual a mensagem global que as autoras deixaram para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

A importância do processo educacional na vida do estudante. O professor tem um papel relevante na vida desses estudantes e quando o professor sabe qual é o seu lugar dentro do espaço escolar, flui. Cada estudante traz informações dos seus antepassados e da sua família de origem e isso precisa ser respeitado.

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

- A educação escolar é relevante na vida do estudante;

- O profissional da educação precisa vivenciar constantemente um processo de formação continuada;

- Cada estudante traz para a escola toda a sua bagagem: emoções, problemas, desejos;

- É necessário haver uma aproximação dos conteúdos que estão sendo ministrados com a realidade dos estudantes;

- A educação precisa dialogar com as diversas inteligências e habilidades dos estudantes;

- A escola é um sistema e assim sendo, cada ator deve estar na sua função;

- Respeitar a diversidade;

- Um espaço com as funções equilibrado proporciona qualidade de trabalho;

- Enxergar os estudantes em sua totalidade e respeitando suas subjetividades;

- A escola não pode funcionar como um fator de adoecimento e podar a criatividade.

. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Página 07:  “O que importa não é o grau de saber com que a criança termina a escola, mas se a escola conseguiu libertar o jovem ser humano de sua identidade com a família e torná-lo consciente de si próprio”.

A escola é um percurso onde auxilia os estudantes para além de conteúdos estabelecidos. Nesse espaço que os estudantes terão a possibilidade de saber o que querem fazer de verdade, não sendo condicionados a escolher o que suas famílias de origem estabeleceram para as suas vidas.

. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

O processo constante de humanização que existe em ser professora.

. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Corrigir em mim aspectos que projeto no outro.

. Se você encontrasse as autoras do livro, o que você diria a elas?

Gratidão pela possibilidade dessa leitura. Refletir aspectos vinculados a minha percepção de mundo e respeitar o espaço e a interpretação de mundo do outro é um excelente caminho.

. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Meus colegas do trabalho que são professores. Precisamos urgente refletir a educação que temos e a educação que queremos colocar em prática.

#fichamento

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