[ editar artigo]

CADA INDIVÍDUO DEVE OCUPAR O SEU LUGAR NO SISTEMA FAMILIAR

CADA INDIVÍDUO DEVE OCUPAR O SEU LUGAR NO SISTEMA FAMILIAR

Para falar sobre emaranhamento e hierarquia, vou exemplificar com o seguinte caso: Em uma família composta por pai, mãe, três filhos homens, sendo o mais velho adolescente; imaginemos que o pai morre inesperadamente devido a um trágico acidente de trabalho.  

Pode ocorrer a hipótese de que o filho mais velho venha a substituí-lo para manutenção financeira e emocional dos membros familiares. Assim sendo, sem perceber, esse filho entra nessa dinâmica e fica preso à ela, pois sente que tem a necessidade de suprir a falta que seu pai faz na dinâmica familiar.

O que podemos observar é que essa família não está na ordem certa.

Segundo a mestra Olinda nos fala, o princípio da ordem diz que os filhos precisam ser filhos, os pais precisam ser pais, quando nós estamos no lugar certo nós podemos nos curar. O lugar certo nosso sempre nos empodera e sempre nos cura.

O que acontece no exemplo que citei chamamos de emaranhamento. A querida mestra Olinda ainda nos fala que, emaranhamento é um sofrimento, uma situação em que não é proporcional ao contexto.  

Quando essas leis não são respeitadas, Bert Hellinger nos diz que ficamos emaranhados nas histórias de nossos antepassados, pais, avós, bisavós, etc..

As Constelações Sistêmicas podem ajudar libertando dos vínculos de sofrimento que acometem essa família, fortalecendo pelo AMOR e PERTENCIMENTO.

Nas constelações utilizamos as falas sistêmicas, as quais são frases que nos conduzem à cura e que levam o indivíduo a perceber o seu sistema, a si próprio e o outro de uma forma mais curadora, amorosa, compreendendo que tudo está interligado a serviço da existência, a serviço do amor, a serviço da vida. Cito algumas das falas sistêmicas que podemos utilizar:

“Querida mamãe, as vezes eu penso que sou o melhor pai, mas eu sou somente filho.”

“Eu vou me retirar da responsabilidade que não é minha.”

“Me queira bem, mesmo que não represente mais o papel de pai.”

Cada membro da família deve estar no seu lugar, pois quando o nosso sistema está em ordem a vida flui, profissional, financeiro, relacionamentos, saúde física e/ou emocional.

Portanto, ter consciência da lei da Hierarquia é fundamental para que não haja emaranhamentos no seu sistema familiar. Encontrar e se manter no seu lugar traz muita leveza, ficamos livres e os membros que fazem parte do sistema também.

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Maria de Lourdes Pereira Diedrichs
Maria de Lourdes Pereira Diedrichs Seguir

Mãe de quatro filhos amados, Guillan (25), Eric (23), Enzo (18) e um anjo que está no céu. Sou professora e psicóloga em busca de conhecimento, resignificação, prosperidade, saúde e paz.

Ler conteúdo completo
Indicados para você