[ editar artigo]

CAMPO MORFOGENÉTICO

CAMPO MORFOGENÉTICO

Campo morfogenético, ou campo mórficos é uma teoria formulada pelo biólogo inglês e filósofo da natureza Rupert Sheldrake, da Universidade de Cambridge, propõe a ideia de compreender como os organismos adotam as suas formas e comportamentos característicos, onde questiona a visão mecanicista da biologia, o estudo fragmentado e resgata a teoria sistêmica. Esta teoria defende que todas as coisas possuem uma auto-organização, determinada por seus próprios modelos estruturais

Trazendo ao  seu significado original, a palavra morfo ou “morpho” vem do grego e significa: forma. Já o termo: genética, é oriundo da palavra gênese, que por sua vez significa origem. Assim, os campos morfogenéticos podem ser entendidos como ordens e estruturas que dão forma aos padrões de comportamento.  

Segundo Rupert Sheldrake em seu livro: Uma Nova Ciência da Vida, lançado em 1981: “Esta teoria trata sistemas naturais auto organizados e a origem das formas. E eu assumo que a causa das formas é a influência de campos organizacionais, campos formativos que eu chamo de campos mórficos. A característica principal é que a forma das sociedades, ideias, cristais e moléculas dependem do modo em que tipos semelhantes foram organizados no passado. Há uma espécie de memória integrada nos campos mórficos de cada coisa organizada. Eu concebo as regularidades da natureza como hábitos mais que por coisas governadas por leis matemáticas eternas que existem de algum modo fora da natureza.”

             E ainda no   seu livro Os Sete Experimentos Que Podem Mudar o Mundo- 1994, expõe que : “Acredito que as propriedades holísticas e auto organizadoras dos sistemas de quaisquer níveis de complexidade, das moléculas às sociedades, dependem desses campos. Os campos mórficos não são fixos: evoluem. Possuem uma espécie de memória interna, que depende dos processos de ressonância mórfica, ou seja, a influência do igual sobre o igual ao longo do tempo e do espaço”.

Então, o campo morfogenético é algo que está dentro de nós, e fora de nós, envolve e nos define, está presente em nossos pensamentos, e nossas atitudes que funciona por uma memória de hábitos.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você