[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados,

Acredito que não imaginavam o quanto de vocês foi deixado, o tanto de informação, os ensinamentos, a força e o tanto de descendentes que vocês tem. É graças a tudo isso e a vocês que eu estou aqui e existo.

Não consigo imaginar o quanto vocês tiveram que abrir mão de coisas e pessoas, das origens e cultura, as dificuldades e medos que tiveram. Souberam ser amorosos e firmes quando necessário, tudo dentro do que vocês acreditavam que era certo e dentro do amor que podiam dar.

Sinto que tenho em mim um pouco de cada um, um pouco que foi transmitido aos filhos até chegarem nos meus pais, que também puderam me ensinar mais um pouco, sempre com riqueza e amor. Agora, estudando um pouquinho sobre cada um, conhecendo seus nomes/rostos/histórias, posso perceber afinidades que eu tenho, como ter um senso de justiça forte, comer chocolate o dia inteiro – se deixar - até a minha escolha por aprender um outro idioma. Os assédios sofridos, esse medo, o aperto no coração e essa insegurança/ansiedade, e nem digo só de personalidade e emoções, temos muitas semelhanças físicas também, a genética está mais presente do que imaginam...

Sei também que carrego coisas demais comigo, coisas que não me pertencem e que pertencem a vocês. Mas foram necessárias estarem comigo por um tempo. Agora eu posso enxergá-los e estou fazendo isso, vocês estão sendo vistos e eu estou pronta para devolver tudo o que pertence a vocês. Com perdão e com o amor podemos resolver juntos.

Sinto muitas saudades de vocês, meus queridos avós, que pude conhecê-los, mesmo que tão pouco por falta de tempo convivido, mas mesmo assim guardo lembranças e fotografias. Adoraria saber um pouco mais da história de vocês e contada por vocês e de termos conversas e risadas juntos, mas sei que fazemos isso em sonho, porque sinto vocês quando abraço algum idoso.

Mais uma vez, muitas saudades de vocês.

Queridos ancestrais, vocês tem um papel muito importante e é por isso que são os meus ancestrais e tenho orgulho em dizer isso, em fazer parte dessa história e dessa família – mesmo que eu reclame e fale/pense o contrário, desculpa por isso.

De qualquer forma sou grata a tudo o que sou, porque sei que foi graças a vocês. Sintam-se perdoados e livres de qualquer culpa, eu estou com vocês.

Um grande abraço.

Vivian   

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você