Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Simone Varella
abr. 22 - 5 min de leitura
010

 

Queridos antepassados,

São tantas histórias a se contar, tanto conhecimento a se saber, mas sinto como se tudo ficasse pra traz, com vocês. Memórias ocultas e perdidas.

Hoje eu os vejo e os sinto, e fico muito feliz de entender o quão valiosa foram as suas vidas e os seus ensinamentos. Sou grata por tudo que chegou até mim. Sou grata pelo caminho que tiveram que percorrer, com tantas dificuldades e dores, mas que trouxe a vida até mim.

Sem vocês eu não existiria.

Hoje eu vejo a orfandade que existiu no sistema tanto na geração paterna quanto materna. Mas ainda não está claro pra mim. Peço a ajuda de vocês para colocar tudo em seu devido lugar, em sua ordem. Incluir o que foi excluído e compensar os danos que foram causados para que nossas sementes deem frutos saudáveis, felizes e prósperos.

Amo vocês!

À minha bisavó Ângela, carinhosamente chamada por “Nona” com sua força matriarcal, ao meu bisavô Luigi, que não cheguei a conhecer em vida, mas que me inspirou a trilhar o meu caminho de volta à Itália. Ah! Como me senti em casa ao andar pelas suas ruas.

Ao meu bisavô João com toda a sua energia espanhola e minha bisavó Sebastiana com suas raízes indígenas, eu sinto muito pelo seu sofrimento, por ter a sua vida parada e estagnada naquela cama, uma avó tão amorosa que adorava abraçar e beijar os seus.

Aos meus bisavós João Felipe, Antônio e Emília, que deram suas vidas pelas nossas, a minha e a da minha mãe. Sou grata, sou muito grata. Sem vocês minha mãe não estaria conosco e não teria nos dado tanto amor, penso que não poderia ser diferente, pois ela recebeu muito amor de vocês. Vô Antônio e Vó Emília sempre sorrindo e carinhosamente adoçando a vida das crianças com seus bolsos cheios de bala.

Obrigada biso João por toda a sua conexão com a natureza, sua criatividade, sua ciência, que chegou até o meu filho Felipe (carinhosamente dado o seu nome em homenagem). Obrigada minha querida bisavó Maria, que foi com quem eu tive mais chance de conviver e conhecer. Sua fortaleza matriarcal, sua segurança me foi inspiração para essa vida. Sei que não foi fácil pra senhora se manter forte.

Obrigada pelo carinho em nos servir, seus pães e doces, de banana e batata doce, hummm, ainda os posso sentir.

Como vejo hoje a força feminina da nossa família, objetiva, resiliente.

Aos meus avós Victório e Julieta, um nome tão bonito, mas preferia ser chamada de Júlia. Foram tantos momentos de convivência. Me lembro, na escola, na adolescência, o quanto eu me sentia privilegiada por ter todos os meus 04 avós e 02 bisavós vivos e poder conviver com todos vocês por mais de 30 anos. Minha avó Júlia sempre preocupada com todos, fossem da família ou não, sempre disposta a ajudar, a partilhar e a receber todos em sua casa. Meu querido “Vivi”, obrigada por cuidar de nossa espiritualidade e felicidade, com suas bênçãos, massagens e brincadeiras de crianças.

Um avô tão amoroso e sorridente. Quanta saudade!

Aos meus avós Carlos e Deozolina. Obrigada Carlão por seu modo prático de ser e resolver as coisas, por suas orientações e conhecimento, por sua firmeza e dedicação. Sei que não foi fácil pra você, passou por momentos difíceis com a família, mas conseguiu através do amor.

 A vida é muito sábia, pois nos deu a chance de conviver com um avô maravilhoso e renascido no amor, nos deu a chance do perdão. Minha querida Dizu, sou grata de tê-la comigo até os dias atuais, nos transmitindo toda a sabedoria para levarmos uma vida mais simples, direta, sem complicações, sem apelo material.

Obrigada por nos ensinar a “Amar mesmo assim”.

Obrigada a todos vocês!

Aos meus queridos pais Nelson e Janete: posso escrever um livro que ainda assim estariam faltando palavras para descrever e agradecer vocês pela minha vida. Uma infância plena, feliz e com muito amor. Obrigada por nos transmitir tanta sabedoria, no amor, no perdoar, no servir, no cuidar. Imagino que sou uma pessoa muito amada por Deus por ter me dado pais maravilhosos como vocês.

Como sou grata pelas suas vidas!

Minha mãe sempre tão amorosa e presente, preocupada com nossa educação, mesmo que para isso renegando a sua própria. Meu pai muito direto em suas palavras, nos ensinamentos, no caminho correto da justiça, da ética, do conhecimento.

Muito Obrigada! Fiquem com o meu amor!

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.