[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados eu os vejo.

Apesar de saber pouco sobre vocês, hoje eu sinto gratidão por fazerem parte da minha história.

Eu sei que a vossa vida não foi fácil, tiveram muitas perdas, lutas e dores mas eu os vejo.

Queridos avós paternos que vida difícil, uma união sem amor, sem respeito, minha avó uma esposa infeliz, com suas amarguras presa dentro do peito adoecendo a cada dia, mas uma avó muito querida que deixou muitas memórias afetivas no meu coração, sua partida foi muito dolorida.

Até a pouco tempo eu não aceitava, mesmo já tendo passado mais de 20 anos, hoje eu lhe vejo em meu pai, entendo a sua força, você foi mãe e foi pai, foi a mulher da casa mas também teve que ser o homem da casa.

Gratidão pelas lembranças que tenho da minha infância ao seu lado.

Meu avô hoje aos seus 91 anos eu consigo te olhar sem amargura, sem raiva, não consigo definir o sentimento que tenho hoje, porém consigo lhe aceitar como meu avô.

Tudo o que você passou na sua infância difícil, sem amor, sem carinho, sem família, jogado ao mundo te fez ser essa pessoa sem apego, sem zelo com seus filhos e esposa, a sua história de vida fez com que você vivesse a vida pelo mundo buscando por algo que nem você mesmo sabia.

Hoje eu sei, você procurava amor, afeto, acalento, de maneira errada.

Não estou lhe julgando mais como antes, hoje eu sei que as suas dores, a sua infância triste te levou por esses caminhos, hoje eu consigo te olhar sem desprezo.

Olhar com pena por tudo que não foi vivido em família, hoje eu lhe vejo como meu avô, me sinto grata pela vida que deste ao meu pai, um homem íntegro, um pai dedicado que sempre fez tudo por mim e meu irmão, e está sendo um avô amoroso e cuidadoso com meus filhos produzindo muitas memórias na vida deles.

Queridos avós maternos quantas dificuldades vocês passaram, muitos filhos, foram excluídos pelos bisavós paternos, mesmo diante de tudo lutaram e conseguiram vencer.

Meu avô obrigado por um dia ter me apoiado, e incentivado o meu desejo de morar em Portugal, no fundo você sabia que por algum motivo eu precisava viver isso, apesar de ter sido um pai e marido rude, machista, a vida te transformou numa pessoa mais aberta.

Minha avó querida hoje no auge dos seus 80 anos quantas histórias, meu exemplo de força, resiliência, de alegria, de vontade de viver, muitas boas lembranças e muitas risadas a senhora nós proporciona, eu me sinto grata por ter a senhora por perto, sinto gratidão por ter gerado a minha mãe, que me deu a vida.

Eu agora vejo cada um do seu jeitinho e me sinto grata por cada história de vida e por cada aprendizado que me proporcionaram.

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você