[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados,

Vovô Davi e vovó Dolorita,

Vovô Cesário e vovó Maria Vicência,

Vovô Manoel e vovó Leocádia, meus bisavós e

Vovô Dâmaso e vovó Doquinha,

Vovô Lucas e vovó Mariquinha, meus avós e meus pais Dilmo e Rutila, que eram primos, porque seus pais Vovô Cesário e vovó Maria Vicência eram irmãos.

Hoje me sinto preparada para iniciar esta jornada em busca da minha verdadeira identidade e da vida que recebi através de vocês.

Um pouco confusa e com sentimentos de culpa que vêm entrecortando minhas noites. 

Não sei se carrego de antes, mas racionalmente me vem coisas em relação às minha filhas.

Não conheci vocês meus bisavós, mas dos avós fui afastada bem cedo por motivo de mudança gerada pelas dificuldades financeiras dos meus pais.

Então fui privada de ser paparicada, se é que isso seria possível com a quantidade de netos.

Mas o que importa é que cheguei até aqui e todos que vieram antes, apesar de conhecer pouco de sua história, sendo que na família tudo era muito velado.

Infelizmente existem coisas que sei que era um padrão familiar, como o preconceito arraigado com negros e um machismo exagerado, que era comum na sua época.

E até na adolescência, ainda me lembro, tive de ouvir quando uma mulher era abusada de alguma forma, que ela que tinha que se cuidar porque homem é assim mesmo.

Tenho aprendido que não me cabe julgamento, pois foi dessa forma que os conceitos lhe foram passados.

Vocês viveram na época que ainda existiam escravos declarados e os que estava livres ficaram marginalizados pela sociedade.

Só que não conformei em repetir e decidi escrever uma história diferente, muitas vezes com linhas bem tortas, e é aí que vejo que sacrifiquei um pouco minhas filhas, mas que hoje se mostram mulheres corajosas e cultas e tentam também lidar com seus emaranhamentos. 

Olhando para tudo isso hoje meus queridos pais, vejo também o sacrifício de vocês e só tenho a agradecer por ter vindo nesta família e ter a oportunidade de evoluir nesta vida que recebi de vocês e de todos que vieram antes de mim e pelos meus irmãos.

Gratidão.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você