[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Carta aos Antepassados:

Queridos antepassados, hoje com o coração aberto, cheio de amor e respeito venho reverenciar a vida de vocês.

Adoro perguntar sobre a história da família e passo horas ouvindo meu pai, minha mãe e antes ouvia muito minha amada, já falecida, vó Dalva. Quantas histórias! Muito sofrimento, dor, perdas, mas quanta força, amor e determinação. Sou grata a cada um de vocês.

Por parte materna sei que vieram de navio da Itália. Viram corpos sendo jogados ao mar, passaram privações e fome, por muito tempo eu comia por vocês. Sim, eu tinha uma “fome sistêmica”, mas hoje eu vejo e respeito o destino de vocês.

Sim, eu sei, que em nosso sistêmico teve mortes precoces, muitos pais e mães choraram pela morte de seus filhos. Muitos abortos também. Separações bruscas que trouxeram muita dor. Hoje eu entendo o medo que tinha de perder nossas filhas. Pânico de deixá-las sair, viajar sozinhas, dormir na casa de amigos. Eu sempre pensava o pior. Memórias. Hoje entendo e me coloco no meu lugar. Honrando a história de vocês e seguindo minha jornada.

Por parte de pai, uma mistura linda: portugueses, índios e negros. Linda, mas também carregada de desafios. Eu me inteirei um pouco sobre vocês meus queridos. Minha trisavó como eu honro sua vida e história, por amor eu não me permitia ser feliz completamente. Depois de vir a luz sua trajetória eu pude deixar com a senhora o que era da senhora. Índia que meu pai usa o termo “pega a laço”. O quão desafiador, deve ser tirada da sua gente, da sua tribo. Por isso amo ervas, amo o poder da cura através dos elementos da natureza. Somos curadores natos.

Neste lado paterno também, muitas privações, mortes precoces, assassinatos.  Hoje eu olho para vocês e a palavra que me vem é: Força.

Olhando para as histórias, umas mais desafiadoras, outras mais leves. Por muito tempo também carreguei a dor de vocês minhas ancestrais em meu útero, no meu sagrado feminino. Sim, eu sei, foi desafiador para muitas de vocês serem mulheres. É por isso que hoje eu honro cada história, cada mulher que veio antes, fortes, verdadeiras guerreiras.

Apesar de tantos dissabores, desafios, conflitos, quanto amor, superação, garra, força e determinação. Sim vocês são vencedores, a vida seguiu adiante e é por este motivo que hoje eu posso escrever estas linhas. Poucas linhas talvez, pela grandiosidade de cada vida,  mas cada palavra está carregada de gratidão,  amor, e respeito.  

Todos sem exceção, tem um lugar em meu coração. Vocês são pessoas de muito valor. Eu sou grata pela vida de vocês que de certa forma segue em mim e em nossos filhos. Eu peço a benção de vocês, mesmo que eu seguir um padrão diferente. Eu peço a benção para estar neste lugar de filha, sobrinha, neta, bisneta, trineta etc. Do meu humilde lugar eu posso ver todos vocês.

Gratidão pela vida, foi o suficiente, agora eu cuido de mim e farei o melhor com este lindo presente que está sendo desembrulhado chamado: VIDA.

#mod01 #eide #cartaantepassados #tarefa

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Eide Reati do Prado
Eide Reati do Prado Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você