[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Hoje posso chamá-los de queridos antepassados.

Expressão que jamais usaria antes de conhecer a Constelação Sistêmica, pois foi nela que entendi o valor de vocês em minha vida. Hoje compreendendo que não sou apenas eu, porém um grande nós.

Como diz o ditado nunca é tarde para começar; venho através desta carta expressar minha gratidão a cada um do meu sistema.

Não conheço muito as histórias de meus antepassados, porém o pouco que conheço, sei de um grande sofrimento de orfandade no sistema.

Sinto muita saudade do meu bisavô materno, sempre fui ligada a ele. Apesar de antes não valorizar minha árvore genealógica por falta de conhecimento e entendimento de sua importância em minha vida; mesmo assim, alguns ficaram marcados em minhas memórias, como meu avô paterno que também era meu padrinho.

Agora através do curso, tenho buscado conhecer mais a nossa história e um sentimento de gratidão tem invadido minha alma. Descobri um grande sofrimento relacionado à orfandade de ambos os lados, materno e  paterno.

Minha querida Vó Maria, como foi difícil criar seus filhos sendo viúva, morando na roça e com muita pobreza, mas sinto orgulho, pois conseguiu levar a vida adiante e hoje estou aqui e sinto muita gratidão por ti.

Como foi difícil pra você, vó Sebastiana, que teve que fugir do marido  alcoólatra que também foi criado sem sua mãe sendo que a mesma  morreu após o parto e foi criado por um tio e nunca conheceu seus irmão. Na fuga minha querida vó teve que deixar meu pai ainda pequeno, levando apenas a uma menina que veio falecer por desnutrição, pois  a vida era muito difícil e principalmente para mulher separada.

Querido pai, hoje entendo as dores  que os levou para uma vida de sofrimento, caindo também no alcoolismo, no adultério. Explicado pelo fato de minha mãe ter se casado para te cuidar ( fazer papel de Mãe), uma vez que ela conhecia seu sofrimento e queria amenizá-lo, aumentando mais sua dor; pois nunca foi amado como esposo e também pelos filhos que assumiram a dor da mãe. E hoje compreendo que seria a dor do sistema.

Em minha memórias vejo um sistema carregado de dor, porém sinto orgulho e gratidão  por todos vocês.

A nossa origem é muito humilde e de um caráter que sinto muito orgulho.

 Somos pessoas que não denegrimos a imagem do próximo. 

Sinto muito amor vindo de vocês, apesar de tanto sofrimento, não deixaram o amor morrer.

Muito obrigado a todos.

         

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você