[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS


Queridos e amados antepassados,


O processo de transformação que estou vivendo, me fez chegar hoje aqui... Para escrever para todos vocês. 

Aos meus pais, que já partiram, a minha profunda gratidão, porque agora entendo que vocês me deram o que tinham, tudo que fizeram foi o que sabiam fazer. Toda dor que carreguei, cobrando e julgando vocês, se esvaiu, quando vi a dor que carregaram também.

Os abandonos e as carências, só se repetiram.

Agora eu sei mãe, eu sei pai, que bom que eu sei.

Foi como foi, não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos aprender de tudo isso, aprender com a verdade, pois só a verdade nos liberta.

Gratidão, eu amo vocês.

E assim, meus avós, bisa, tataravós e toda fileira atrás de vocês, eu posso dizer: A história de cada um, está sendo vista e acolhida com muito amor e gratidão.

Quantas profissões lindas, construtores, comerciantes, costureiras, minha avó materna Nena que arte linda, fazendo sua renda, eu ficava encantada com aquele movimento, uau, que agilidade, para mim era surreal fazer aquilo rsrsrs.

Eu, entre 10 irmãos, alguns que não ficaram fisicamente, partiram precocemente, mas estão no meu coração, nasci em uma cidade habitada pelos índios tupis-guaranis e também por muitos escravos, posso imaginar quantas linhas escritas na história de vocês de dor, abandonos, orfandade, injustiças, abusos!

Tudo isso muitos de vocês passaram, o que me faz compreender tanto das minhas dores, tanto de mim mesma.
Mas, acredito na força, coragem, resiliência, muitos que lutaram por seus sonhos, porque trago isso em mim.

Gratidão meus amados, por tanta compreensão que posso ter agora, por pertencer a esse clã, sim eu faço parte, e sim, eu vejo vocês, vocês fazem parte de mim.

Gratidão, gratidão, gratidão. E quero honrar cada um, homens, mulheres e crianças fazendo o melhor com tudo de bom que trago de vocês. Com amor, sua filha, neta, bisneta, tataraneta.
Rosileide.


 

Constelações Sistêmicas

TAGS

Gratidão

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você