[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados, eu vivo assim: sou a quinta filha de seis filhos que meus pais tiveram, sendo que o primeiro nasceu morto, uma normal, uma excepcional, duas normais e a última excepcional.

A primeira era completamente muda, mas escutava perfeitamente; a outra com dificuldades na fala. Ambas tinham um retardo mental, mas eram inteligentes. Não tinham nenhum tipo de síndrome, era algo diferente.

Conheci e convivi com meus avós paternos e maternos. Eram pessoas de muito renome na cidade. Eram extremamente respeitados. Ambos moravam em fazenda. Os maternos mudaram para a cidade, e os paternos ficaram na roça até o falecimento.

Os filhos e netos foram criados com a presença deles. Foram momentos únicos, enriquecedores, de valores inabaláveis. 

Fomos criadas com muito amor e presença dos meus pais. Minha mãe do lar, meu pai trabalhava fora para o sustento da família. Venho de uma família extremamente matriarcal e patriarcal, onde o princípio da ordem era extremamente presente, mas tudo com muito amor, mas eram exigentes, enérgicos e muito bravos.

Meus pais viviam bem. Meu pai era muito ‘mulherengo’, minha sofria com isso. Mas era um pai exemplar, como marido, esse era o ponto fraco. Desses relacionamentos tive 3 irmãs naturais, com mulheres distintas.  

Após vários aprendizados, percebo que há algo estranho nesse caminho. Meu pai traia minha mãe, meu avô também traiu a minha avó. Meus avós paternos tiveram 9 filhos, o único com esse desvio foi meu pai.

Há uma questão financeira complexa na família paterna. Meu pai sempre teve dinheiro, mas sempre estava com dificuldades financeiras. O irmão mais velho é uma pessoa extremamente egoísta, financista. Causou vários problemas na família em função do financeiro, do status, do poder. 

Desuniu a família como um todo.

Desses nove irmãos estão vivos 3. Meu pai já faleceu há 7 anos. Meus avós também. Na família há muita mágoa, rancor, dor, falta de perdão, morte, de aceitação, de luz.

A família da minha mãe são 13 irmãos, onde faleceram 2. É uma família mais honesta, simples, unidade, sem glamour, status. São mais unidos e felizes. Mas há algo muito interessante sobre o dinheiro: todos dizem que estão muito apertados, que tudo é muito caro. Para fazer algo em família que tenha que pagar, acham difícil, caro.

Não são tranquilos com relação ao financeiro, é algo pesado.

Há uma outra situação em que a maioria dos meus primos maternos, que são em torno de 75, isso mesmo, muitos são homossexuais e lésbicas. Alguns já falaram, mas muitos estão ‘escondidos’.

Essa situação permanece em outros níveis da família, ex.: minha prima teve um casal de filhos, e ambos são, respectivamente, homossexual e lésbica. O pai e a mãe não aceitam. A mãe extremamente católica, da renovação carismática e sempre criticou essa situação quando os filhos não eram nascido e quando nasceram. O pai, muito machista.

Enfim, percebo que há sérios desajustes na minha família, pois a situação que a minha mãe viveu com meu pai de traição, ciúmes, vigiar, a minha irmã passa pela mesma situação.

 A questão financeira instável do meu pai, a minha irmã mais velha, passou a mesma situação com o marido, que infelizmente veio a óbito esse ano em março.

Percebo que tenho dificuldade para ganhar dinheiro. Me formei em direito, e ainda não consegui passar na OAB. Estou sempre a procura da minha missão, da realização profissional.

Essa é um pouco da minha história, que com tantas idas e vindas, com vários ajustes a serem feitos, é a melhor família do mundo. Amo incondicionalmente os meus pais, irmãs, sobrinhos. Deus foi muito misericordioso em me dar de presente um lar como esse.

Agradeço a Deus pelo seu zelo e amor para comigo e minha família. Ele cuidou e cuida de cada detalhe. Com todos os percalços, somos uma família integra, amável, respeitosa e muito honrada.

 

 

 

Módulo 1 – Carta aos Antepassados - #gratidão #cartaaosantepassados #família

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você