[ editar artigo]

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados, hoje eu compreendo, hoje eu os vejo, hoje eu os busco, para que juntos sejamos libertados de todas as nossas dores. Dores essas, que atravessam meses, anos, séculos e acabam por assim dizer nos parando no tempo.

Hoje, meus queridos antepassados, eu sei o quanto foi difícil essa jornada através dos anos, a dor por muitas vezes insuportável, transcendeu gerações. Dor da separação, do abandono, da fome, das lágrimas engolidas, pois por mais triste que fosse a situação não se podia  chorar, não tínhamos voz.

A única opção era a fuga, fugir e abandonar nossa pátria mãe, nossas  famílias, nossas propriedades e deixar tudo para trás, pois vimos a morte de perto já que estávamos no meio de uma guerra com todos os seus horrores.

Hoje sei que não foi fácil querido biso Mário, ou Miron, já que seu nome foi modificado ao chegar aqui. Primeiro ver sua família assustada com os soldados que invadiam as suas propriedades e destruíam tudo e temer pela vida de sua família.

Eu sei que seu papai foi assassinado para que sua mulher e filhos conseguissem se salvar. Depois foi recrutado para servir na guerra, que tristeza.

Mas quando conseguiu dispensa não pensou duas vezes e fugiu para não ver esses horrores na guerra que se aproximava novamente, mas teve que deixar a sua mamãe e irmã para trás perdendo total contato.

Já a bisa veio com sua família para um futuro incerto, carregando marcas em seu coração. Hoje entendo o quão difícil foi partir para o desconhecido e abandonar seus maiores tesouros. 

Percorrer vários países dentro de navios sem saber o que iriam encontrar, rumo ao desconhecido, trazendo apenas a esperança e um coração dividido. Hoje vejo e agradeço todo o esforço, coragem, determinação dos meus antepassados queridos.

Cada um com sua origem, cada um com suas dores, cada um com sua busca por um novo lar onde pudessem firmar suas raízes e assim viver em paz. Ainda tenho histórias para descobrir, pois não tenho nenhum relato dos meus antepassados por parte da minha mãe, mas agora eu os busco e os vejo.

Busco essa história e tantas outras, para nos libertamos dessas dores que estão no passado.

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você