[ editar artigo]

CARTA AOS MEUS ANTEPASSADOS

CARTA AOS MEUS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados

Eu ainda não conheço suas histórias, mas não sei porque quando penso em vocês me vem um sentimento de angústia e solidão. 

Eu fui criada por uma pessoa que não me deu carinho, não tive colo ou aconchego, ela era uma pessoa severa e muito séria, pouco sorria.

Hoje eu entendo porque, ela perdeu sua mãe ainda muito pequena, e com 7 anos de idade foi morar com estranhos, como empregada, se casou com meu pai para ter uma casa.

Dos meus avós maternos só sei o primeiro nome, Josefa e Júlio. A minha mãe tinha os cabelos lisos e grossos e olhos verdes, diziam que era de origem indígena ou bugra. 

Enquanto escrevo esse texto me vem a imagem de uma Índia com longas tranças grisalhas, não sei se minha vovó ou talvez bisavó. Fui criada com a família do meu pai. 

Meus avós paternos eram Severino, neto de escravos e Rosa de origem italiana.

Meus avós paternos saíram da roça em lagoa vermelha, e foram com todos os filhos, morar em Porto Alegre Rio grande do Sul. Eu não conheço minha terra natal de onde saí com 2 anos de idade, e nunca voltei. Minha mãe voltou uma vez, 1 ano antes de morrer.

Eu sempre tive muita vontade de conhecer a história dos meus avós maternos, principalmente minha vó, eu acredito que vovó Josefa teria sido uma vó muito amorosa. Eu sinto seu sofrimento por não ter criado sua filha, e talvez ela também não tenha tido uma mamãe, isso é tão triste.

Mesmo não conhecendo muita coisa sobre o meu sistema, tenho muita gratidão por cada um de vocês, porque foi por causa das dificuldades que vocês superaram, as barreiras que derrubaram, que permitiram que eu tivesse a vida, que eu recebesse esse corpo físico.

Hoje eu percebo como deve ter sido sofrido ter as suas terras roubadas, sendo expulso de suas casas, e obrigados a trabalhar muito par ter um pouco de alimento.

Eu sou imensamente grata a todos vocês, eu honro e reverencio a cada um e cada uma que veio antes de mim; e farei tudo que estiver ao meu alcance para que vocês sejam vistos, e assumam o lugar que é de vocês por direito e merecimento.

Hoje eu vejo vocês!

Gratidão!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você