[ editar artigo]

CARTA AOS MEUS ANTEPASSADOS JUDEUS

CARTA AOS MEUS ANTEPASSADOS JUDEUS

Queridos antepassados Judeus,                                                         

Eu sinto muito por vocês terem sido expulsos de suas terras, terem sido ameaçados de morte e perseguidos; eu sinto muito por terem perdido tantos familiares nas guerras, pela dor da perda de seus filhos e pais, maridos, esposas, por terem sido obrigados a saírem das suas casas sem saberem como e onde iriam começar novamente suas vidas, por tanta fome e desespero.

Não deve ter sido fácil para vocês.

Quantas incertezas, quanta dor e sofrimento, quantas mortes e choro por tantas perdas. Vocês vieram expulsos da França e Portugal, saindo de um país e indo para outro, sem destino, sem dignidade e chegaram até o Brasil onde aqui foram recebidos com muita dificuldade de aceitação, passaram fome e precisaram trabalhar na agricultura para se alimentar. 

Precisaram mudar de sobrenome para serem aceitos pela igreja Católica e deixar seus sobrenomes e criar outros, mas mesmo assim acharam um jeito de homenagear suas terras colocando seus sobrenomes com nome de algumas arvores de suas terras, tais como ``Oliveira``; agora eu sei o porquê desse sobrenome e honro ele com muito carinho. 

Quantas coisas vocês viveram para poder recomeçar meus queridos sou tão grata pela existência de vocês, sou grata pela fé que tinham, pela garra e bravura ao enfrentar tantas adversidades, por isso hoje sou uma mulher tão forte e cheia de fé, herdei isso de vocês; me vejo tanto em vocês na determinação, coragem e força.

Gratidão por vocês terem lutado para que eu pudesse viver tudo isso que vivo hoje, vocês foram importantes e essenciais para eu estar aqui, minha eterna gratidão e honra a vocês, meus queridos e amados.

Meus queridos antepassados, eu vejo vocês, eu vejo a dor e sonhos não realizados eu honro tudo que puderam fazer dentro das condições que tinham, eu sou grata!

 

Maria Rosana

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você