[ editar artigo]

CARTA AOS QUE VIERAM ANTES DE MIM

CARTA AOS QUE VIERAM ANTES DE MIM

Meus queridos antepassados,

Hoje estou aqui por que vocês permitiram que a vida chegasse até mim.  

Sempre que faço exercícios e visualizações vejo muitas pessoas, uma longa fila, pai, mãe, avós, bisavós trisavós, tetravós....e muitos outros, até chegar ao início da grande luz, a origem da vida.

Tenho o privilégio de ter conhecido e convivido com três bisavós, duas maternas e uma paterna.

Ao ver a vida simples meu coração se enche de alegria, de boas memórias e bons sentimentos. Quando sinto o cheiro da terra, vejo as flores, em especial as hortênsias, muito comuns no lugar onde nasci, casas de madeira, riachos, é como se voltasse no tempo, lembranças que carrego no meu coração, certamente lembranças da vida de vocês também, amados familiares que vieram antes de mim.

Hoje eu vejo que não foi fácil pra vocês.

Eu sinto muito pelos que não nasceram, pelos que passaram fome, pelos que presenciaram, causaram e sofreram mortes violentas, pelos divórcios, separações, pelas mulheres que ficaram viúvas cedo, pelos suicídios, abortos, por toda falta de amor.

Hoje eu vejo e honro a força de todos vocês! Hoje eu vejo o quanto vocês são grandes e eu pequena, sou apenas a ponta da flecha.

Hoje dou um lugar em meu coração e em meu sistema familiar para cada um de vocês. Hoje, honro aos que o fizeram bem e aos que fizeram mal. Aos que se foram e aos que ficaram. Aos abusadores e aos abusados. Aos bons e aos maus. Aos ricos e aos pobres. Aos fracassados e aos bem sucedidos. Aos saudáveis e aos doentes. Aos que conheci e aos que não. Aos que conseguiram e aos que não.

Honro cada um de vocês, e acima de tudo, qualquer um de vocês que tenha sido excluído por qualquer motivo. Eu não estaria aqui se vocês não tivessem chegado antes de mim. Levo vocês comigo em cada passo que der e em cada coisa que fizer.

Cada passo que eu der com meu pé direito, eu o dou com meu pai e toda a sua família. Cada passo que eu der com meu pé esquerdo, eu o dou com minha mãe e toda a sua família, respeitando o destino de cada um.

Peço que me deem sua bênção para ser uma pessoa saudável, próspera, amada, amorosa e generosa.

E com meu coração agradecido, aqui transcrevo as palavras de Bert Hellinger, fazendo delas as minhas também, em sua Oração aos Antepassados:

“Gratidão queridos pais, avós e demais ancestrais por terem tecido o meu caminho, imensa gratidão pela imensidão dos seus sonhos que, de alguma forma, são hoje a minha realidade.

A partir deste ponto e com muito amor, dou luz à tristeza que houve nas gerações passadas, dou luz à raiva, às partidas prematuras, aos nomes não ditos, aos destinos trágicos.

Dou luz à flecha que cortou caminhos e tornou a calçada mais fácil para nós.

Dou luz à alegria, às histórias repetidas várias vezes.

Dou luz ao não dito e aos segredos de família.

Dou luz às histórias de violência e ruptura entre casais, pais e filhos e entre irmãos e que seja o tempo e o amor que volte a unir.

Dou luz a todas as memórias de limitação e pobreza, a todas as crenças desestruturantes e negativas que permeiem o meu sistema familiar.

Aqui e agora semeio uma nova esperança, alegria, união, prosperidade, entrega, equilíbrio, ousadia, fé, força, superação, amor, amor e amor.

Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos.

Que a força e a bênção de cada geração alcance sempre e inunde a geração seguinte.”

E encerro minha carta com a frase de Goethe, que diz assim: “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor

Hoje sei que não estou sozinha, dentro de mim carrego todos vocês, toda a força e todo o amor. Gratidão pelo sim de vocês à vida, gratidão por tudo o que passaram para que hoje eu possa estar aqui, e por também poder, junto com meu marido, continuar a vida que veio até mim por meio das minhas filhas.

 

Siuvana Heinz Neuhaus Verlich Epindula Nascimento de Souza Salomão

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você