[ editar artigo]

CARTA PARA AOS MEUS ANTEPASSADOS

CARTA PARA AOS MEUS ANTEPASSADOS

Queridos antepassados,

Venho por meio desta carta falar um pouco sobre tudo o que sinto em relação a vocês. Primeiramente, gostaria que soubessem que sinto muito por não ter procurado saber da história de vida de vocês, por um determinado tempo ignorei a existência de todos vocês.

Na minha mente não imaginava de maneira alguma que minhas vivências poderiam me ligar a história de vocês. Acreditava que papai e mamãe só me serviram para me colocar no mundo, sendo assim, seguia minha vida com dor e tristeza.

O sentimento de orfandade era muito forte. Meu pai me abandonou e minha mãe teve depressão quando eu tinha oito anos.

Na constelação, aprendi a reconhecer a importância de todos vocês. Agora entendo que as minhas tristezas, a falta de amor, o sentimento de orfandade, o desejo de ganhar dinheiro tudo isso fizeram parte do sofrimento que vocês também passaram.

Afinal quantos abortos, não é mesmo? Quantas vezes faltou o alimento e até mesmo uma roupa? Quantas decepções ao tentar se engajar em uma profissão nova, mas não conseguiram devido à falta de estudo e oportunidades financeiras? Foram muitas dores no decorrer da jornada de vocês.

Hoje eu vejo tudo isso. Sinto muito!

Papai e mamãe, me perdoem por muitas vezes ter julgado vocês, por não ter recebido o amor conforme eu esperava. Agora sei que o amor também não chegou para vocês como esperavam e apenas retribuíram o que receberam. Sou grato e entendo que vocês são exatamente os pais que eu precisava para me tornar quem eu sou.

Mamãe, mesmo com a vida difícil, os vínculos de amor interrompidos, a escassez, a falta de conhecimento e a depressão, você teve força suficiente para nos criar e fez o que pôde dentro das suas necessidades. Diante o que recebeu da vida e a falta de recursos, não poderia dar mais e nem menos do que ofertou.

Hoje eu vejo e reconheço a sua dor, reconheço também a sua força, sinto muito, mãe, me perdoe e sou grato.

Pai, têm muitas coisas boas em mim que vem de você. Não tive a sua presença, mas entendo que isso me tornou mais forte para enfrentar os desafios. Sei também que fez o que pôde diante do que recebeu.

Hoje eu vejo você, pai e sinto muito, me perdoe, lhe sou grato.

Peço licença para realizar algumas escolhas um pouco diferente, peço também que me abençoe, preciso da sua força para seguir em frente. Saiba que estará sempre em meu coração. Eu vejo você, sou teu filho eu existo e você também.

Prometo não mais excluir você da minha vida, pai. De hoje em diante tomo sua força e sigo em frente com minhas escolhas sempre agradecendo por tudo.

Queridos antepassados, eu vejo vocês, sinto muito pela escassez que passaram, sinto demais pelas perdas financeiras, pelos amores interrompidos, sinto muito por aqueles que não puderam vim, ficar;

Sinto tanto pela pobreza e falta de estudo, pela ausência de carinho e amor. Sinto por toda dor que passaram todos voces que me antecederam.

Por vezes não me senti merecedor, estudei, me formei na faculdade e vocês não puderam ter essa oportunidade, até porque a vida era mais difícil naquela época.

Hoje eu sei e, realmente sinto muito por isso. Peço que me abençoem a seguir em frente, fazendo um pouco diferente, mas sempre com vocês em meu coração, peço também permissão para ser feliz, com muita honra e gratidão. Em mim vocês podem.

Meus queridos avós, quero que saibam que sinto saudades.

Quando eu estiver bem próspero vou encontrar pessoas que precisam de oportunidades financeiras e profissionais, quero ajudá-los e assim retribuir os danos causado a vocês; tenho isso como minha tarefa.

Saibam que não penso nisso como um peso ou obrigação, mas sim como gratidão. Sei que existe muita força de vontade em vocês, assim como existe em mim, e eu sinto muito por não ter alcançado os sonhos de vocês.

Avós amados, com respeito e reverência, lhes peço permissão para fazer um pouco diferente e poder alcançar os meus sonhos para, assim,  poder honrá-los, sendo muito próspero e grato pela vida que voces me proporcionaram.

Gratidão! O que há de bom em mim, vem de vocês e em mim vocês podem.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você