[ editar artigo]

CERIMÔNIAS SISTÊMICAS

CERIMÔNIAS SISTÊMICAS

Meus filhos Sophia e Enzo e nossas celebrações Sistêmicas!

Meu coração e minhas lembranças se conectam ao amor intenso e profundo e surgem tantas imagens, sons e cheiros das preparações que sempre fizemos para celebrar os aniversários deles.

Foi incrível que não surgiram apenas informações dos aniversários, mas recordações mais antigas: antes deles nascerem ...

Quando pensamos que eu gostaria de ser mãe e engravidar, comentei com minha Amada Mãe e ela, então, começou a preparar sucos com beterraba, gengibre, limão, alecrim, hortelã e todos os dias ela mandava fresquinhos no meu trabalho! Quando fiquei grávida de Sophia, ela me ligava e perguntava: filha o que você gostaria de comer hoje? E Sophia o que gostaria?

Olhando para tanto amor e, em lágrimas, vejo o quão sistêmico foi o gestar antes mesmo de estar carregando meu bebê no ventre.

Quando estava grávida do Enzo, os mesmos carinhos e preparações e mais um palpite. Minha Mãe perguntava para Sophia o que ela achava que o Enzo ia gostar de papar, que roupinha combinava com ele... Ah, o pertencimento já era lindo aqui!

Mas vamos às festas Sistêmicas!

Cada aniversário deles era uma verdadeira festa interna: ficávamos tão felizes com a escolha de cada detalhe, preparávamos tudo com tanto amor e dedicação, sem saber que era sistêmico! Sempre um dia antes do aniversário, quando eles já estavam dormindo, meu marido enchia as bexigas e decorávamos a sala de jantar com o tema escolhido (cada aniversário era um tema do que mais gostavam). Quando acordavam, fazíamos a surpresa levando até a sala de olhos fechados; era uma alegria, uma admiração e tanto afeto. As comidinhas escolhidas eram sempre as que eles mais gostavam, preparadas pela minha Mãe. Depois que ela fez sua passagem para o mundo espiritual, agora sou eu quem faço.

Sempre a convido para me ajudar a preparar.

Antes, eu a auxiliava em companhia. Agora é ela quem me acompanha.

No dia dos aniversários e mesmo em dias antes, os assuntos são todos sobre como nasceram, o que sentimos quando os vimos pela primeira vez, as roupinhas da maternidade, as lembrancinhas, o batizado. Uma delícia!

Sempre fazíamos um jantar para os padrinhos para celebrar o nascimento deles. Não no dia do aniversário, pois era para todos que viessem dar um abraço, mas um outro dia.

Mesmo quando fazíamos festa em um local de festa com amigos, as preparações acima eram feitas também: o decorar a casa, o jantar com padrinhos.

E lá se vão 12 anos de aniversários Sistêmicos.

Sim, esse mês de maio, no dia 20 de maio, Sophia fez 12 anos! Na semana que estamos estudando na formação Master, "Cerimônias Sistêmicas" (19, 20 e 21/05), estávamos preparando mais uma celebração Sistêmica: o aniversário de 12 anos da Sophia!

Os preparativos? Da mesma maneira como citei, com muito amor e respeito, de maneira simples e repleta de afeto.      


No dia do aniversário a celebração em família 🥰💚. No dia seguinte, o encontro com 6 amigas aqui em casa! 6 crianças/pré-adolescentes! E só um menino, meu Enzo. Então, pensei que ele podia fazer parte dos preparativos. Falei com ele, que topou a ideia!    

Enzo vestiu suspensório (para representar/lembrar certamente algum antepassado de nosso sistema) e lembrei-me imediatamente da Cura do Masculino, e recepcionou cada amiga com uma rosa na mão. Ele dizia seja bem- vinda (falava o nome de cada amiga) e conduzia a amiga até Sophia.

Comentei que ele marcava a passagem da infância para adolescência, que era uma fase linda, na qual elas são tão amadas, apreciadas e valorizadas, que elas poderiam ter esse amor por elas e não aceitar nada menos que isso: serem bem recebidas de forma afetuosa, serem bem tratadas e respeitadas por todos os meninos!

E principalmente por elas mesmas! (Cura do feminino!)

Foi lindo, emocionante!

A playlist escolhida pela doce aniversariante eram músicas alegres e dançantes, que todas cantavam juntas em voz alta e dançavam felizes, em meio a uma aula surpresa de maquiagem para adolescentes (fizemos essa surpresa, pois faz algum tempo que vejo minha filha olhando tutorial de maquiagem, pedindo emprestado as minhas maquiagens) que elas definiram como: uau tia estou me sentindo tão importante! Amei! Que tudo!

E em meio a tantas cores, sons, cheiros e amor, elas celebraram. E eu também!

Então, me lembrei de um trecho da aula da formação em Cerimônia Sistêmica que Olinda disse: " uma das características da cerimônia Sistêmica é o conforto, o carinho. Que as pessoas se sintam bem, amadas, acalentadas."

E eu pude ver, sentir e viver mais uma vez essas características: o carinho, o Amor, o acalento.

Gratidão! Que venham muitas cerimônias Sistêmicas para celebrarmos!

 

 

 

Constelações Sistêmicas

TAGS

master

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você