[ editar artigo]

CERIMÔNIAS SISTÊMICAS: ENFIM, FELIZ ANIVERSÁRIO!

CERIMÔNIAS SISTÊMICAS: ENFIM, FELIZ ANIVERSÁRIO!


No curso master estamos aprendendo sobre a importância  e profundidade das cerimônias sistêmicas nos eventos importantes da nossa vida: batizado, aniversários,casamentos, formaturas e tantos outros... 

Gostaria de deixar aqui um relato de cerimônia sistêmica feita no aniversário do meu pai neste ano de 2021: 

No dia 17 de abril de 1993 meu vô paterno falece, no dia 17 de abril de 1993 meu pai festejava mais um ano de vida....

Bem, a vida é um sopro!

Meu pai perdeu seu pai no dia do seu aniversário, talvez você possa compreender quão grande é a dor de celebrar a vida quando uma parte de você foi interrompida... 

Todos os anos meu pai chorava em seu aniversário e seu coração era tomado por uma grande dor... A dor de lembrar que a batida final do coração de seu pai foi justamente no dia  em que comemorava a sua chegada ao mundo, a alegria de habitar em um corpo físico. Porém a vida é assim, laços de início e fim, chegadas e partidas, dias e noites, sombra e luz, nascimentos e interrompimentos...

Neste ano, eu organizei um aniversário sistêmico com a permissão do meu pai. 

Acordamos cedo, era um dia de muito sol... não havia nuvens no céu e ainda podíamos escutar os pássaros despertando as pessoas com seu canto. 

Pegamos duas cadeiras, nossa Bíblia e nosso Rosário e então rezamos pela alma do meu avô, pela sua transcendência. Ao final da nossa oração, eu li uma carta para meu pai... ou melhor, uma carta do meu vô para meu pai: 

Querido filho, hoje aos seus 64 anos, venho através desta carta e destas palavras, dizer algumas coisas que ficaram caladas e que deixaram esse vazio tão grande  entre nós.

Quero começar dizendo que eu sinto muito.

 A vida não foi fácil e que quando eu deixei meu corpo físico para alcançar a eternidade, na data do seu aniversário, eu pensei muito em você, meu filho, e o quanto eu te amava e ainda amo. 

Você foi um grande milagre de amor entre eu e a sua mãe, a vida chegou até você e isso foi o suficiente.

Saiba, querido filho, que pais nunca morrem, eles estão sempre vivos dentro de nós. EU estou vivo e me alegro por cada batida do seu coração, pelo seu respirar e tomar a vida.

Agradeço por ter passado a vida adiante e agradeço por você ter decidido ficar!

Hoje, no dia do seu aniversário, quero que saiba que estarei ao seu lado, que meu coração  deu a sua batida final, mas Deus é tão generoso que me permite viver através das suas batidas, através da força do seu pulmão e do impulso do seu respirar e tomar a vida.

Daqui de onde estou, saiba que tenho muito orgulho da pessoa que você é, filho. Você não mede esforço para proporcionar o necessário à sua família, para cuidar de seus filhos. Tão trabalhador, prestativo, disposto.

Se mantenha firme, meu filho, apesar de estar longe fisicamente, eu conheço teus medos, a tua estrada, a tua felicidade e teus sonhos. Testemunhei junto de ti o seu esforço e a sua dedicação. Eu te conheço por dentro por que você faz parte de mim e eu faço parte de você e, sem que você me peça, eu entendo o que queres.

EU vejo em você o melhor de mim.

Eu libero você para a vida e me alegro com tudo de bom que você fizer com ela.

Gratidão por ter olhado para mim e para meu coração. 

Sabe, filho, é algo um pouco engraçado, mas vou propor algo: que no domingo você asse uma carne e, ao comer o primeiro pedaço, olhe para quem estiver pertinho de você e diga: este é para meu pai.  E, ao final do almoço, tome uma xícara de café! 

Daqui do céu eu estarei sorrindo e te abençoando, meu filho!

Querido filho!

Celebre esta data tão linda e milagrosa ao lado das pessoas que você mais ama e orgulhe-se de todas as suas batalhas e vitórias, você merece.

Deus te abençoe! 

Meu pai estava com os olhos transbordando de lágrimas, ele olhou pra mim e disse: obrigada filha, você não imagina como dói!

Ahh querido papai, eu imagino... Gostaria de ter conhecido o vovô, a gente se daria tão bem!! 

Então, na janta de aniversário assamos a carne predileta do meu avô e colocamos um prato a mais na mesa, representando o seu lugar no nosso sistema, tomamos café e ainda celebramos o primeiro pedaço!! 

Esse aniversario foi libertador... através dos olhos do meu pai eu compreendi a simplicidade e a profundidade do movimento: eu vejo você!! 

Desejo celebrar muitas cerimônias sistêmicas ao lado das pessoas que eu amo!

 - A gente só vive uma vez

- Errado! A gente só morre uma vez. A gente vive todos os dias! 

Viva intensamente o agora!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você