[ editar artigo]

COLONIZAÇÃO E O CAMPO DE DOR

COLONIZAÇÃO E O CAMPO DE DOR

Essa pintura é do artista Cree Kent Monkman e retrata a história dos povos originários do Canadá.

Recentemente, vieram à tona verdades do passado histórico de colonização do Canadá onde as crianças indígenas eram retiradas de suas comunidades (tribos) e famílias brutalmente e levadas para escolas católicas onde eram obrigadas a aprender uma outra língua, o inglês, e se adequar aos costumes desses povos.

Estou falando do Canadá, mas poderia falar do Brasil também. Aqui aconteceu a mesma coisa. Estou usando o Canadá como exemplo porque é algo que está circulando na mídia atualmente e gostaria de trazer um pensamento sistêmico para vocês:

O sistema vai tentar se reequilibrar, mesmo depois de muito tempo.

Se houve algo que rompeu com a ordem do dar e tomar, e algo foi feito contra a vida e gerou dor, em algum momento o sistema vai trazer à tona os fatos para serem vistos, os excluídos para serem incluídos é assim reestabelecer o equilíbrio de troca.

Nessa história, em uma escola católica que abrigou as crianças indígenas, foram encontrados restos mortais de mais de 200 crianças, que foram enterradas sem nem ao menos serem veladas.

Esses restos mortais foram devolvidos aos indígenas que fizeram uma cerimônia de sepultamento dentro de sua cultura para todas essas crianças que foram tiradas de suas famílias e acabaram morrendo dessa forma, por descaso.

Em revolta a essa história, algumas igrejas católicas foram incendiadas no Canadá e algumas pessoas, em protesto, não comemoraram o “Canadá Day”.

O sistema por lá está tentando entrar em equilíbrio com todos esses que se foram e sofreram tanto para que o Canadá se tornasse o país que é hoje. Relembrar a história, incluir e dar lugar para a dor dos que sofreram por isso também faz parte e é importante para reestabelecer o equilíbrio do sistema.

O Papa Francisco escreveu uma carta de desculpas pelo Vaticano aos povos originários.

Eu olho para toda essa história com compaixão e respeito.

Aguardo o momento que nosso país também entre em equilíbrio com os povos originários do Brasil.

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você