[ editar artigo]

COMO AJUDAR UMA PESSOA?

COMO AJUDAR UMA PESSOA?

Muitas pessoas podem pensar que apenas a vontade de ajudar alguém já basta para que o façam, mas como é bom aprender que existem algumas ordens para que isso seja feito da melhor forma possível para os dois lados: quem ajuda e quem será ajudado.

Bert Hellinger nos deixou 5 regras para que possamos ajudar uma pessoa, sem tomar os problemas do mesmo para nós.

Para começar só podemos oferecer ao outro aquilo que temos e ao mesmo tempo, só entregar ao outro o que ele necessita e nos pede.

A segunda ordem diz que devemos ver as circunstâncias como elas são, aceitando a realidade como se apresenta, e somente interferir até onde é permitido.

A terceira ordem da ajuda diz que devemos tratar o outro como adulto, evitando assim que ele caia na tentação de querer nos colocar no lugar dos pais.

A quarta ordem diz que o terapeuta deve olhar não apenas o cliente em si e suas queixas, mas ter um olhar mais amplo para todo o sistema que o envolve. Uma reconciliação só é possível quando o ajudante olha com bons olhos a pessoa de quem o cliente se queixa. 

E finalmente, somente quando o terapeuta der um bom lugar em seu coração para o cliente e seu sistema, agindo com amor e respeito, sem julgamentos, é que o mesmo está pronto para ajudar essa pessoa que necessita. Esta é a quinta ordem.

Bert Herllinger disse: "Quem realmente ajuda, não julga."

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você