[ editar artigo]

COMO SÃO LINDAS AS FLORES NOS MOMENTOS DE ALEGRIA E DOR

COMO SÃO LINDAS AS FLORES NOS MOMENTOS DE ALEGRIA E DOR

 

Ontem foi um dia especial, recebemos um presente da professora mestra Olinda Guedes, uma aula inesquecível com o título – A MÃE E A FELICIDADE. Esse momento foi tão intenso que tocou a minha alma.

A meditação constelatória me levou ao colo da minha mãe, cuidando de mim desde a vivência em seu ventre até o último momento de sua vida aqui entre nós, pois tive a felicidade de vê-la em seus últimos momentos.

Aquele olhar foi e será para sempre o sorriso mais intenso e amoroso que recebi em minha vida.

Naquele momento compreendi o que hoje a professora Olinda fala, “ O amor nos faz eternos”, sim minha mãe, somos eternos como sempre afirmou para nós seus filhos. 

O amor de mãe foi ensinado para nós de uma forma intensa quando minha mãe dizia que amar pai e mãe é bíblico e mãe mais ainda pois carrega dentro de si o amor do pai e da mãe.

Esses e outros ensinamentos foram trazidos por ela com tanta convicção que nos restava apenas confiar naquela mulher que era a minha mãe.

As pequenas eram as grandes coisas, gostava de cuidar das rosas e flores do seu jardim, incentivar qualquer pessoa a buscar o conhecimento, pois este era capaz de nos libertar, e amava incondicionalmente seus filhos que segundo ela eram suas rosas e flores preferidas.

Como se pode ver as flores seguem a minha história, desde pequena vivi arrodeada de flores. A minha mãe sempre cultivou jardim, morava em casa com espaços que instigavam o plantio de rosas, especialmente as amarelas. Assim, rosas e flores faziam parte da nossa rotina pois todo dia um dos filhos junto com ela, aguavam (regavam) o jardim.

A cada início e meio do ano íamos para a fazenda do meu avô pai da minha mãe. Lá assim como em nossa casa as flores faziam parte do cenário.

A Capelinha de Santa Terezinha ficava na fazenda e era arrodeada de rosas vermelhas. O cheiro era tão intenso como abrir um vidro de perfume ou um talco “almas de flores.” Certamente muitos nem ouviram falar dessa marca são marcas do passado, mas que estão bem presentes em meu coração.

Assim, fui tocando em frente e vendo nas flores a oportunidade de mudar quando a dificuldade nos chegava.

Quando as dores ou alegrias nos rodeavam, quem estava lá? As rosas, as flores nos casamentos, aniversários, funerais sempre houve flores. As rosas possuem a beleza, o odor agradável, mas, também os espinhos. E foram eles com os ensinamentos de minha mãe que me fizeram entender que temos que olhar com olhos apurados quando passamos em algum jardim para não se arranhar.

Hoje é o que escuto nas aulas da Escola Real, “olhar além do aparente. ”

Ao concluir meu relato vejo que as flores fazem parte da minha vida e ontem quando foi sugerido dar flores me senti recebendo um verdadeiro acalanto de mãe, pois, ao oferecer flores sei que estou a receber pois mamãe dizia que “ a cada flor que você oferece recebe em troca um lindo buquê cheinho de carinho, paz e amor de mãe que te ama pra valer. ”

#Insights  

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você