[ editar artigo]

COMPREENSÃO - ORDENS DE AJUDA

COMPREENSÃO - ORDENS DE AJUDA

Neste módulo aprendemos sobre as ordens de ajuda e os princípios adequados para realizarmos nossas atendimentos com ética, sabedoria e profissionalismo.

A terapia sistêmica envolve primeiro a cura do nosso ser enquanto terapeutas, para que possamos conciliar todo aprendizado e auxiliar nossos clientes a curar suas dores, reduzir sintomas, desenvolver autoconhecimento e correlacioná-lo às histórias de seu núcleo familiar, para que se investigue os fatos ocorridos e repetitivos aos longos dos anos, ajudando a entender por onde, por quem, porquê e, principalmente, para quê tais coisas aconteceram. 

Lembrando que sempre a solução está em nós e na absorção de conhecimentos que nos levem à ações e funcionamentos pessoais na prática.

Jamais o terapeuta pode aceitar realizar uma sessão na qual a temática proposta foge de seus princípios. Muitas vezes é necessário dizermos "não".

Apesar de todos e tudo precisarem de terapia e abordagens que possam lhe auxiliar a ser alguém melhor e trazer desenvolvimento pessoal, esse trabalho requer maturidade e acolhimento de nós enquanto terapeutas para que a nossa relação com nossos clientes seja a melhor possível, livre de julgamentos, incertezas, promessas.

Na verdade, os resultados dependem mais de nossos clientes do que de nós como profissionais que os atende, acompanha, mas somos nós terapeutas que conduzimos a sessão e devemos impedir de levar nossos cliente a erros e pensamentos que na sua verdade mais oculta não sejam de fato a vontade real do cliente. 

Devemos trabalhar para nossos clientes entenderem que toda ação tem sua reação e, portanto, muitas vezes alguns erros não terão reparo, porém, não lhes impede de seguir em frente e, a partir deste, fazerem o certo, trilharem um novo caminho e que respondam por seus atos, se desprendam de emaranhamentos e visões limitadas.

Terapia sistêmica é também poesia, requer muito treino para aprimoramento, necessita de muita empatia, sabedoria e delicadeza na condução das palavras, permite atribuição de significados e identificação qualitativa daquele ou daquilo que se menciona.

Quanto as ordens de ajuda em outros termos compreendo o seguinte:

- Tomar para mim somente o que necessário, assim como um calçado. Aprender a identificar aquilo que me cabe, identificando os limites e não ultrapassando as margens;

- Ajudar meu cliente a entender que algumas situações infelizmente precisam ser vividas por ele e que toda ação terá uma reação, que o tempo traz a tona alguns fatos e, de um modo ou outro, a vida ensina; que lidar com seus fardos requer maturidade e responsabilidade conosco e e com os outros;

- Olhar além do aparente, honrar e incluir todos é necessário para que se encontre uma solução do problema;

- Amor requer autoconhecimento e respeito e, através desses, é que vamos nos curar e lidar com a responsabilidade do nosso próprio destino.

#mod08#constelaçõessistêmicas

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Andressa Ferreira de Souza
Andressa Ferreira de Souza Seguir

Me chamo Andressa Ferreira de Souza. Sou casada e tenho um lindo filho chamado Gael. Amo a vida e a liberdade e como Cazuza dizia: Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra . Somos todos um universo de possibilidades

Ler conteúdo completo
Indicados para você