[ editar artigo]

COMPREENSÃO DO MÓDULO 09: CONSTELAÇÃO EM GRUPO/ATENDIMENTO ONLINE

COMPREENSÃO DO MÓDULO 09: CONSTELAÇÃO EM GRUPO/ATENDIMENTO ONLINE

 Percebo que esse módulo é um pouco mais longo que os anteriores, e por conta disso o tempo de conclusão de estudo também foi longo, mas como todos os outros proporciona aprendizados valiosos que farão diferença na vida cotidiana.

Contudo, sabemos que esse  período de pandemia é um momento de reflexão para todos nós, principalmente acerca  da questão da valorização do outro, pois, não sabemos qual será o último dia de cada um e o que a vida nos reserva a cada segundo.

A aprendizagem colaborativa também faz parte dessa mudança que acontece no mundo, e de acordo com a professora Olinda Guedes, a felicidade pode ser aprendida.

Esse módulo nos traz orientações e direcionamentos para os atendimentos em grupo e online, mostrando a importância de se trabalhar o campo, isto é, faz-se necessário convidar o grupo a observar os princípios sistêmicos através da meditação, sendo que esta ajuda  a enxergar os milagres que acontecem o tempo todo.

O constelador prepara o campo utilizando os recursos que tem, e o trabalho que inicia com a meditação é também para criar um ambiente de acolhimento, afeto e amor para com os sistemas, e a Escola Real pratica a simplicidade, a humildade, a gratidão e o amor. Ela abraça a todos com abraço de mãe, e esse faz renascer bons sentimentos.

O Saber Sistêmico respeita todas as crenças, e o seu principal lema é: "Acolher bem e cuidar do ser".

No decorrer do atendimento é importante que todos se sintam confortáveis, tendo ao lado uma xícara de chá, água, lenço de papel caso se emocione, entre outros, e no momento de inquietude, é importante respirar e entrar em contato com coisas agradáveis.

O terapeuta precisa ter serenidade para  um atendimento, isso significa cuidar da energia, momento de paz, silenciar o pensamento.

Uma alimentação saudável auxilia para que tenhamos uma energia positiva, e constelar é ajudar alguém a encontrar a solução, e só pode oferecer ajuda quem não tem julgamento.

Quanto aos recursos apropriados, eles facilitam a vida de todos, e muitas vezes, uma dificuldade se torna uma oportunidade de crescimento, precisamos agradecer mais, nos ensina a professora Olinda Guedes que cita o seu livro: A Verdade sobre o Sofrimento Humano, que aborda diferentes sintomas e suas dinâmicas, e completa que a cura acontece por meio do olhar carinhoso do terapeuta; e esse deve falar de forma clara e objetiva e utilizar palavras que facilitam a compreensão.

E na gramática das constelações, a desatenção de um dos participantes e/ou a mão sobre a boca, é indicativo de segredos nos sistemas, medos, calafrios, entre outros indicam memórias de traumas intensos, e a tentativa de suicídio quer dizer; eu sigo alguém que partiu antes. Pessoas excluídas trazem dor e sofrimento ao sistema, mas milagres acontecem!

Quanto ao dinheiro, esse é energia masculina, é uma moeda que  vem do pai.

 As constelações atuam na nossa vida de forma evidente, pois é uma chave que abre portas, o trabalho sensorial encontra aspectos que não são evidentes no cotidiano e as percepções ficam mais ativas.

No mundo sistêmico, o problema é de todos e o campo traz informações o tempo todo, mostrando caminhos a serem trilhados, e todo tema deve ser considerado relevante pra ser constelado.

Existem algumas frases que auxiliam numa constelação, principalmente aquela de intenção que tem a força que vem do coração do cliente, e tudo o que toca o coração nos completa, e constelar é completar, é enxergar o além do aparente.

A atenção tem que ser constante , pois a constelação espontânea acontece a todo momento.

Aprecio muita o início das atividades com a oração de São Francisco, fortalece a alma e traz paz no coração.

Com palavras firmes e carinhosas, a professora Olinda Guedes reforça: Os pensamentos são energias, mas as atitudes são decretos! E que devemos agir de acordo com o que desejamos ser, porque Deus se agrada de suas preciosidades, e devemos ser gratos ao amor de graça que recebemos a todo momento, pois tudo é providência!

A constelação também acontece por meio do conhecimento e da reflexão.

Quando alguém carrega uma doença mental dentro de um sistema, ela precisa ser tratada com amor juntamente com a família  que se sente sobrecarregada, pois, todos merecem um lugar no coração.

Quando o indivíduo busca a cura, quando encontra soluções e resolve emaranhamentos, todo o sistema se beneficia, não só a sua família, mas todos que fazem parte daquele sistema.

E todas as técnicas que completam de modo sensorial, que parece um milagre, que toca as nossas vidas e nos transforma com amor, são técnicas de constelação.

Todos os integrantes de um sistema tem uma tarefa a cumprir que são pessoais e intransferíveis, e essas tarefas nos dão dignidade de pertencer.

As constelações começaram com pequenos grupos que eram bem próximos a Hellinger, e pessoas que praticam meditação a muito tempo , ao perceber esse novo estilo, não tem dificuldade de  compreender.

A gramática das constelações é a interpretação dos movimentos, das expressões, de tom de voz, de tudo aquilo que acontece numa constelação, os cursos e as prática ensinam a leitura do além do aparente, independente da participação.

E um constelador deve sempre estar atento quanto ao momento de parar uma constelação, levando em conta as informações que o campo mostra, e ele só permitirá, se não houver violação dos princípios sistêmicos.

E para concluir, segundo a professora Olinda Guedes: preces, pensamentos, reflexão e discurso, isso é intenção, enquanto que atitudes são decretos, e é a forma mais poderosa de oração, e constelar é métrica.

Para ela ,os princípios das constelações não devem ser transformados em mitos, pois, quem se importa, serve!  

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você