[ editar artigo]

CONCLUSÃO DO CURSO UMA GRANDE JORNADA

CONCLUSÃO DO CURSO  UMA GRANDE JORNADA

Assim que eu me inscrevi no curso eu me questionei diversas vezes se estava pronta para ser terapeuta. 

No fim de 2020 eu passei por diversas situações que acabaram testando minha capacidade de lidar com meus problemas e emaranhamentos, um deles foi um conflito que tive com minha sogra. Ela sempre teve uma implicância inexplicável comigo, mas sempre me tratava mau quando estávamos a sós e no fim do ano ela acabou escancarando tudo o que ela sentia por mim e deixou bem claro, para quem quisesse ver, tudo o que sentia por mim. 

Logo após a esse ocorrido, entrei em um estado de imersão nas terapias sistêmicas e agarrei com unhas e dentes a oportunidade de ser terapeuta. Em parceria com a minha mãe, começamos a assistir as aulas, comprar livros e a estudar todas as questões que foram aparecendo nos nossos caminhos.

Com isso, observei que a minha relação com a minha mãe amadureceu CONSIDERAVELMENTE, inclui meu pai em minha vida, devolvi ao meu noivo tudo aquilo que era de direito a ele e comecei a implementar as constelações em meu trabalho.

No trabalho: eu sou Doula e estou terminando minha graduação em Obstetrícia na USP (trabalho com parto humanizado, presto uma assistência baseada em evidências científicas e tenho como objetivo auxiliar para que as mulheres sejam protagonistas do parto), por isso muitas gestantes chegam até mim desejando muito ter um parto normal e almejando ir contra o nosso sistema obstétrico.

Devido a isso, comecei a questionar a elas como foi o nascimento delas, como foram os partos das mulheres da família e qual o padrão (se tinha muito caso de violência obstétrica, cesariana sem real indicação, morte materna, parto domiciliar desassistido, parto prematuro e morte neonatal) para poder ter uma noção de possíveis emaranhamentos e já trabalhar com a mulher de que cada parto acontece do seu jeito.

Além disso, quando observo que a mulher está em pródomos ou na fase latente (fase inicial) do trabalho de parto por um longo período, já inicio um trabalho de visualização do encontro com o bebê, realizo uma conversa muito cautelosa para identificar quais questões podem estar atreladas a isso e o que pode ser feito para que o trabalho de parto flua.

Ademais, o trabalho continua no pós-parto para que o puerpério seja tranquilo e a amamentação ocorra sem muitas intercorrências. 

Minha visão sobre o curso: achei muito completo, aulas didáticas, aulas ao vivo com exemplos pertinentes e indicação de livros que auxiliam na melhor compreensão das constelações.

Gratidão a Olinda e equipe! Realizar o curso em modelo tele presencial deu a oportunidade para pessoas de vários lugares terem acesso à formação.

#conclusão #RCCFR   

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você