[ editar artigo]

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

Agora eu sei,  que as Constelações Épicas tratam de temas de vida e morte, e exigem disposição e tomada de consciência para fazer o que é necessário. Esse método, foi desenvolvido pela professora Olinda Guedes, e uma de suas principais características, é olhar para as soluções.

Por isso, a orientação é que não sejamos pessoas distraídas, pois, a qualquer momento, os milagres podem acontecer. E o papel do terapeuta é ajudar o seu cliente  recuperar o sentido de vida, oferecer estímulos, apresentando o espaço de atendimento o mais sistêmico possível, belo, simples e acolhedor.

Todo profissional de ajuda não deve e não pode atuar como juiz, porque atitude como essa, dificulta as possibilidades de cura. Compreendi que esse tema toca o coração, porque trata de vida e morte de inocentes e violação de direitos.

Um constelador para atuar, precisa estudar e entender o significado sistêmico dos sintomas, só assim poderá ajudar.

É gratificante saber que as Constelações Épicas abrem portas para a solução de tema traumáticos, e os efeitos são percebidos principalmente de abortos provocados, quando existem alguns sinais dentro do sistema, como por exemplo, um medo inexplicável de morrer subitamente, ou também quando a pessoa apresenta o sintoma de insônia, nesse caso, o adulto sempre fica vigilante, não dorme, e as crianças têm pesadelos.

Os abortos espontâneos também tem seus efeitos, e isso é percebido nos sistemas, quando se constata alguns sinais tais como: melancolia, sensação de vazio, de solidão, etc. E quando constatado, o terapeuta faz o movimento de conscientização e de inclusão utilizando frases que ajuda o cliente a completar, como por exemplo: "Eu te vejo!"  "Eu sinto muito!" "O amor sempre traz de volta!".

Mais um alerta das Constelações Épicas é em relação aos cuidados com os pensamentos e inquietação da mente, pois, um pensamento abortivo, cria informações no campo.

De acordo com a visão sistêmica, ninguém deve ser separado, todos pertencem! Todos aqueles que auxiliam na entrega da vida, fazem parte do sistema, e as crianças especiais fazem parte dos destinos dos sistemas, elas vêm mostrar que segredos precisam ser revelados.

Segundo a professora Olinda, quando há conflito entre irmãos, é porque há exclusão, e não há solução se não houver arrependimento . Mais um conhecimento relevante é que a conversão acontece  no silêncio profundo e diante do Criador da vida! A orientação é que precisamos no atentar ao silêncio e também com o excesso da fala, pois, ambos significam que algo precisa ser olhado.

O terapeuta precisa fazer alguns movimentos para ajudar o cliente, como a compaixão, a empatia, e em seguida ajudá-lo a compreender que ninguém dá o que não tem.

Todo conhecimento que nos ajuda a ter uma vida melhor, são conhecimentos que abrem portas para que os milagres aconteçam. Devemos ser gratos o tempo todo, a gratidão liberta e cicatriza as feridas .

A professora Olinda ensina que a postura do terapeuta não pode ser regida pelo dinheiro, porque a moeda mais preciosa para abrir o caminho da cura é o amor do seu coração, e o cliente só vai chegar onde o terapeuta chegou, portanto, o grande compromisso de cura, é estar um passo adiante.

Quanto ao medo, esse é um sentimento que assusta e paralisa, e de acordo com a Constelação Sistêmica, o medo do novo está ligado a situações vivenciadas por nossos antepassados  talvez por ter que sair de um lugar "seguro" para ir para outros lugares.

De acordo com as  Constelações Épicas, uma das formas dos pais ajudar seus filhos, é incluir os seus irmãos não nascidos ou ignorados, porque a vida é uma grande oportunidade de praticar a confiança e precisamos ter atitude e confiança para que a ajuda possa chegar no tempo certo, considerando que o tempo é uma grande aliado dos grandes milagres.

Agora eu sei que esse método pode auxiliar as famílias que têm filhos especiais, pois direciona o olhar para os excluídos dos sistemas e para encontrar soluções.

Para concluir digo que foi de muito proveito conhecer e compreender o principal objetivo das Constelações Épicas, que trata acima de tudo, de temas difíceis como abortos espontâneos, provocados, filhos e irmãos não nascidos ou anônimos no sistema como um todo. Esse foi mais um conhecimento valioso!

E a palavra  que resume tudo isso é, gratidão!

#mod11#conclusão

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você